Braga – Atividades de Programação e Robótica no Pré-escolar

Durante o 1º mês de atividades de programação e robótica, a Educadora e o grupo de crianças do JI de Barcelinhos (Braga) tiveram à disposição alguns recursos e desenvolveram inúmeras acessórios para complementar diversas atividades de programação com o ScratchJr e na robótica com os robôs Batráquio e o Robot Mouse.

Tal com as crianças me descreveram na visita de hoje (8 de Março de 2017) “Foi muito bom”. Sem dúvida, que a euforia hoje foi a mesma com que me recebem em todas as visitas, mas teve um sabor diferente pois a satisfação e o olhar por descobrir novas surpresas e novos desafios era bem visível.

Afinal hoje foi dia de introduzir mais um robô e desta vez, o robô que veio para fazer partes de novas atividades é o KIBO.

Da parte da manhã observei uma atividade orientada pela Educadora, apresentando um mapa numérico e um jogo com o auxílio de um dado, o Robot Mouse teve a função de ajudar a resolver problemas e a seguir a sequência numérica do mapa. A minha presença quase passou desapercebida, apesar de me encontrar a filmar e a observar. O envolvimento e atenção para os desafios que foram colocados e resolvidos individualmente e em grupo focou a atenção das crianças durante cerca de 50m. Depois de um mês de atividades este grupo de criança continua a revelar um interesse muito grande por este tipo de atividades e o questionamento é uma constante.

Após a hora de almoço foi a vez de Eu (Maribel) apresentar mais um robô, o KIBO, e o fascínio voltou! Se inicialmente o receio perante a integração de um robô mais complexo e com inúmeros acessórios era uma das minhas dúvidas, com este grupo de crianças a minha ideia mudou totalmente. O interesse e a vontade de descobrir como se montava e programava tomou conta do grupo por mais de meia hora finalizando este momento com uma dança entre crianças, educadora e robô.

Um dia que dá início a uma fase relevante da investigação e que vai ao encontro da integração do currículo desenvolvido pela Professora Marina Bers, criadora do KIBO e do ScratchJr em colaboração com o Professor Resnick.

Obrigada Meninos de Barcelinhos, Educadora, Colegas de grupo e Assistente de sala, a vossa recepção, a vossa dinâmica e envolvimento são o pilar fundamental para levar a bom porto esta investigação.

Até breve!

Maribel Miranda-Pinto

20170308_134846 20170308_140852 20170308_111335 image00004 P1190227 P1190225 P1190211 P1190217 P1180731 P1180919