Estimados Colegas,
Hoje (9 de Março) foi dia de visitar um JI de Oliveira de Frades (Viseu) e para além de observar atividades preparadas e desenvolvidas pela Educadora tivemos também oportunidade de apresentar mais um robô ao grupo de crianças.
As novidades eram muitas, pois o mês de fevereiro foi recheado de inúmeras atividades de programação e robótica explorando os novos recursos (ver fotos mais abaixo).
Para iniciar a manhã a atividade começou por relembrar um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido sobre as viagens do Next (um dos robôs) da sala e que desta vez teria de levar os seus amigos robôs Blue-Bot (Abelha) e o Batráquio (O Rodinhas – nome atribuído pelas crianças) a visitar o México e o Japão.
Através de mapas com cartões que permitem que sejam colocados em qualquer um dos quadrados, o grau de dificuldade das atividades foi sendo alterado permitindo assim que as crianças de 3, 4 e anos explorassem os robôs de acordo com o seu desenvolvimento. Esta atividade teve a duração de cerca de 1h em qua as crianças pacientemente esperaram pela sua vez para programarem os robôs, enquanto iam dando algumas ajudas aos colegas.
Após esta atividade e aproveitando o bom tempo de hoje fomos fazer uma caminhada pela floresta que envolve o JI de Oliveira de Frades, para apreciar a bonita paisagem deste lugar e ainda para descontrair e relaxar. Ainda tivemos tempo de partir uma “Pinhata Mexicana” feita para comemorar a temática e a viagem do robô Next. Um dia em Cheio, com muita boa disposição e muitas aprendizagens 🙂
A seguir ao almoço foi a vez de Eu (Maribel) apresentar mais um robô, o KIBO, e o fascínio voltou! Se inicialmente o receio perante a integração de um robô mais complexo e com inúmeros acessórios era muito este robô captou a atenção das crianças pela possibilidade de movimentos diferentes e pela dança. O nome surgiu de imediato, este será o robô Dançarino (disse um menino) e ficou a promessa de ensinar o robô a dançar as músicas preferidas deste grupo.
Um dia que dá início a uma fase relevante da investigação e que vai ao encontro da integração do currículo desenvolvido pela Professora Marina Bers, criadora do KIBO e do ScratchJr em colaboração com o Professor Resnick.
Obrigada Meninos de Oliveira de Frades, Educadora e Assistente de sala, a vossa recepção, a vossa dinâmica e envolvimento são o pilar fundamental para levar a bom porto esta investigação.
Até breve!
Maribel Miranda-Pinto