Estimados Colegas,
No Jardim de Infância de Aveiro, as Educadoras realizaram durante o 1º mês atividades de programação e robótica, procurando desenvolver o projeto de instituição com o Tema central da Reciclagem e preservação do Meio Ambiente. Durante este mês desenvolveram mapas e recursos que permitiram integrar a programação e a robótica nas atividades de sala, apoiadas pelos robôs Batráquio e o robô Bee-Bot.
Durante o mês de Fevereiro, esta instituição de Aveiro, recebeu também a visita do Investigador Filipe Moreira e da Professora Maria José Loureiro da Universidade de Aveiro, onde tiveram oportunidade de apresentar, realizar atividades e observar as crianças em interação com o MI-GO Robô. Esta análise faz parte da investigação do colega Filipe Moreira, aluno de doutoramento da Universidade de Aveiro e que solicitou ao Projeto Kids Media Lab (Universidade do Minho), este apoio para teste e análise do robô em contexto do pré-escolar. Este robô não está disponível nos outros jardins de infância.
A visita que fiz, mais uma vez, decorreu na passada 2ªf dia 13 de Março, com atividades nas 2 salas de JI desta instituição. O acolhimento por parte das crianças é sempre emotivo na procura de narrar tudo o que têm vindo a fazer e porque sabem que outras novidades acompanham sempre a minha passagem pela instituição.
Afinal, hoje foi dia de introduzir mais um robô e desta vez, o robô que veio para fazer partes de novas atividades é o KIBO.
Da parte da manhã observei uma atividade na sala 1 orientada pela Educadora, apresentando um mapa apenas com quadriculas que permitiam às crianças colocarem um animal à escolha para depois orientar o robô até ele. Sendo a temática de trabalho desta sala, nesta semana, os animais e a preservação do meio ambiente foi importante relembrar o meio em que cada animal vive e algumas características sobre o mesmo. As questões eram colocadas pela Educadora, que no fim pedia à criança para com ajudo do robô trazer o animal até ao ponto de partida. Foi dada oportunidade a todas as crianças de falarem sobre o animal que escolheram e neste momento de reflexão conjunta diversas áreas curriculares foram trabalhadas, dando “voz” às crianças no seu processo de aprendizagem.
Na sala 2, apesar do tema da reciclagem fazer parte do projeto de sala, A Educadora optou por planificar uma atividade que estava a emergir na sala sobre a data que se aproxima e que é especial para as crianças, o “Dia do Pai”. Com um mapa apenas com quadriculas, cada criança foi colocando um Marco de Correio (feito individualmente no dia anterior), com o objetivo de colocar lá dentro uma mensagem para o Pai. A atividade com o robô consistiu em, depois da criança colocar livremente o Marco de Correio no mapa, o robô (cujo ponto de partida foi definido pela Educadora), orientar o robô para levar a mensagem até ao Marco de Correio. Todas as crianças levaram a sua mensagem e mostraram-se muito interessadas em participar na atividade.
Após a hora de almoço foi a vez de Eu (Maribel) apresentar mais um robô, o KIBO, e o fascínio voltou! As crianças olharam para este robô com muita curiosidade e rapidamente as questões começaram a surgir, dando lugar a inquietações interessantes motivadas pela comparação face aos robôs que já conheciam.
Obrigada Meninos de Aveiro, Educadoras e Assistentes de sala, pela vossa recepção, a vossa dinâmica e envolvimento no desenvolvimento deste projeto.
Até breve!
Maribel Miranda-Pinto