3ª Sessão Presencial – Formação projeto Kids Media Lab – LISBOA

Caros Colegas,

Na sequência da nossa última sessão presencial em Lisboa e como forma de agradecimento ao Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz (Lisboa),  pelo acolhimento e disponibilidade realizamos durante a tarde do dia 23 de Março, uma sessão com robôs para os alunos do 4º ano do 1ºCEB. Foram 2h de atividades sem e com robôs, na tentativa de criar desafios e despertar para a reflexão através de atividades lúdicas diversas. As crianças aderiram muito bem e se houvesse tempo para mais, certamente teria este grupo de crianças empenhado do início ao fim. Espero que tenham gostado! Foi muito bom contar com a vossa participação e motivação!

A formação finalizou no dia 23 de Março de 2017 – 3ª sessão presencial (11ª sessão – síncronas e presenciais) da formação acreditada: Ludicidade, imaginação e criatividade com tecnologias: Ferramentas colaborativas e a programação em idade pré-escolar com ScratchJr, no Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz (Lisboa), com profissionais de Educação dos Grupos: 100, 110 e 910.

A formação decorreu durante 2 meses num total de 25h em B-Learning, com atividades de Pensamento Computacional, Programação e Robótica para crianças em idade pré-escolar, 1CEB e Educação Especial.

Nesta sessão tivemos oportunidade de reviver alguns momentos da formação, apresentar os trabalhos com desenvolvidos no ScratchJr e apesar de não fazer parte dos conteúdos da formação organizamos atividades com os diversos robôs que fazem parte do Projeto Kids Media Lab. Foi uma sessão muito dinâmica, descontraída, de reflexão conjunta, de interação com recursos até ao momento desconhecidos com a intenção de perspetivar as suas vantagens e desvantagens para os diversos contextos educativos dos formandos.

No geral, a motivação nesta sessão foi muita e ficou marcada pela vontade de expressa das formandas que não demoraram em perguntar quando vai ser a próxima formação 🙂 Obrigada a todas pela vossa dedicação ao longo destes dois messes e espero que esta formação seja apenas o inicio de grandes projetos junto das vossas crianças 🙂 Até breve!

Estes profissionais de educação não integram o projeto de investigação nesta fase, mas vão realizar atividades autonomamente com as suas crianças/alunos e colaborativamente em rede.

Obrigada a todas pela vossa participação!

Maribel Miranda-Pinto e António Osório

Universidade do Minho