JI Aveiro – Atividades Programação e Robótica

Estimados Colegas,

No Jardim de Infância de Aveiro, as Educadoras realizaram durante o mês de Março atividades de programação e robótica, procurando desenvolver o projeto de instituição com o Tema central da Reciclagem e preservação do Meio Ambiente. Durante este mês desenvolveram mapas e recursos que permitiram integrar a programação e a robótica nas atividades de sala, apoiadas pelos robôs Batráquio, o robô BEE-BOT e o robô KIBO.

A visita que fiz, mais uma vez, decorreu na passada 3ªf dia  4 de Abril, na qual tive oportunidade de observar atividades nas duas salas de JI desta instituição. A parte da manhã foi dedicada às atividades que as Educadoras planificaram com o robô BEE-BOT (abelha) e a seguir ao almoço foi a minha vez de desenvolver uma atividade com o robô KIBO.

Nesta visita acompanhou-me a Docente e Investigadora Pilar Cubillas da Universidade de Granada, que atualmente realiza um estagio científico avançado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, com o título provisório – “Aspectos educativos y formativos de la atención infantil temprana en comunidades virtuales de aprendizaje (CVA)”, durante 3 meses, orientado pelo Professor António Osório e por mim (Maribel Miranda).

Da parte da manhã observei uma atividade na sala 1 e na sala 2 orientada pelas Educadoras, apresentando um mapa apenas com quadriculas coloridas. As crianças foram colocando uma flor desenhada por elas, numa quadricula à escolha, para depois orientar a BEE-BOT até ela. Sendo a temática de trabalho desta sala a natureza e a preservação do meio ambiente o objetivo era a Abelha encontrar a Flor. Foi dada oportunidade a todas as crianças de orientarem o robô e realizarem a atividade, na qual a motivação foi uma constante.

Após a hora de almoço foi a vez de Eu (Maribel) realizar uma atividade com o robô KIBO, e o fascínio voltou! A atividade consistiu em ensinar o robô a dançar, mas antes, em conjunto com as crianças e fazendo uso do espaço da sala, tivemos oportunidade de ensaiar a dança algumas vezes, até termos uma coreográfica definida. Foi um momento descontraído em que utilizamos o próprio corpo para experimentar o que pretendíamos programar no robô. Após este momento inicial e com todo o grupo de crianças fomos identificando e montado o robô KIBO. Posteriormente, as crianças foram escolhendo os blocos que faziam parte da sequência de ação da dança que previamente ensaiamos. Foi digitalizado a sequência de ações no robô KIBO e no fim testamos com música, a dança escolhida. Foi uma atividade muito dinâmica e que para além de envolver todo o grupo de crianças (uma sala de cada vez), conseguimos concretizar a dança ao som da música escolhida!

Obrigada Meninos de Aveiro, Educadoras e  Assistentes de sala, pela vossa recepção e dinâmica no desenvolvimento deste projeto.

Até breve!

Maribel Miranda-Pinto