JI Porto – Atividades Programação e Robótica

Na passada 4fª dia 5 de Abril foi dia de visitar um JI da Maia (Porto) e para além de observar atividades preparadas e desenvolvidas pela Educadora tivemos também oportunidade de apresentar o robô KIBO ao grupo de crianças.

Nesta visita acompanhou-me a Docente e Investigadora Pilar Cubillas da Universidade de Granada, que atualmente realiza um estagio científico avançado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, com o título provisório – “Aspectos educativos y formativos de la atención infantil temprana en comunidades virtuales de aprendizaje (CVA)”, durante 3 meses, orientado pelo Professor António Osório e por mim (Maribel Miranda).

Da parte da manhã a Educadora iniciou a atividade com um mapa completamente limpo e apenas com quadriculas feito em papel de cenário. Para esta atividade escolheu o Robot Mouse. O jogo consistiu em relembrar as regras da sala e de convivência, para este efeito a Educadora solicitou a todo o grupo de crianças que escolhesse uma regra, para posteriormente desenhar numa quadricula. No fim de realizarem os desenhos, o Robot Mouse passou a “mandar” e o grupo de crianças depois de orientarem o robô para uma das regras tinham de a representar. Por exemplo, o Robot Mouse manda arrumar a sala, nesse momento todas as crianças foram arrumar a sala. Foi uma atividade dinâmica e que deu oportunidade do grupo de crianças experimentarem diversas etapas (desenho, orientação do robô individualmente e a pares, e realização de diversas tarefas).

Após a hora de almoço foi a vez de Eu (Maribel) apresentar mais um robô, o KIBO, e o fascínio voltou! As crianças olharam para este robô com muita curiosidade e como o projeto de sala são as atividades motoras ficou a promessa que vão ensinar o KIBO a dançar e na próxima visita (Maio) terei oportunidade de ver as diversas coreografias.

Durante o mês de Março a Educadora desenvolveu diversas atividades com o robô Batráquio e com o Robot Mouse como podem ver mais abaixo.

Obrigada Meninos do Porto e Educadora, pela vossa recepção e envolvimento neste projeto.

Até breve!

Maribel Miranda-Pinto