JI Coimbra – Atividades Programação e Robótica

Na passada 6fª dia 28 de Abril foi dia de visitar um JI da Mira (Coimbra) e para além de observar atividades preparadas e desenvolvidas pela Educadora tivemos também oportunidade de apresentar o robô Mouse ao grupo de crianças.

Da parte da manhã a Educadora iniciou a atividade com um mapa com números e acompanhado por dados que orientavam a atividade. Para esta atividade utilizaram o robô Blue-Bot, sem recurso ao tablet. A criança tinha de lançar os dados e posteriormente orientar o robô até à quadricula onde se localizava. Todas as crianças tiveram oportunidade de realizar a atividade, sendo que o ponto de partida do robô estava dependente da última ação realizada. Foi uma atividade dinâmica e que deu oportunidade do grupo de crianças trabalhar diversas áreas curriculares.

Após um intervalo de 45m retomamos as atividades para, Eu (Maribel), apresentar o Robô Mouse que irá permanecer na instituição durante um mês. Este robô inclui um conjunto de cartões de forma a construir a sequência antes de programar o robô. Na próxima visita terei oportunidade de observar novas atividades que as crianças desenvolvem no seu dia a dia com a Educadora e com todos estes recursos. Neste momento este JI tem 2 robôs (o Batráquio e o Robô Mouse) e estão à disposição das crianças para diversas atividades.

No dia 6 de Maio fiz uma visita suplementar acompanhada pela Docente e Investigadora Pilar Cubillas da Universidade de Granada, que atualmente realiza um estagio científico avançado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, com o título provisório – “Aspectos educativos y formativos de la atención infantil temprana en comunidades virtuales de aprendizaje (CVA)”, durante 3 meses, orientado pelo Professor António Osório e por mim (Maribel Miranda).

Nesta visita estivemos a realizar atividades com o ScratchJr com o intuito de observar o interesse e envolvimento das crianças na programação com blocos, num ambiente virtual.

Durante o mês de Março e Abril a Educadora desenvolveu diversas atividades com o robô Batráquio e com o Robô Blue-Bot.

Obrigada Meninos de Coimbra e Educadora, pela vossa recepção e envolvimento neste projeto.

Até breve!

Maribel Miranda-Pinto