JI Braga – Atividades Programação e Robótica

Na passada 2fª dia 15 de Maio foi dia de visitar um JI de Barcelinhos (Braga) com atividades programadas pela Educadora. Durante as atividades estiveram presentes 5 adultos e 14 crianças.

Nesta visita acompanhou-me a investigadora Rogéria Ramos, doutoranda da Pontifícia Universidade de São Paulo, que atualmente realiza um estagio científico avançado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, durante 4 meses (Abril a Julho de 2017).

Para começar a minha intervenção tive oportunidade de falar com as crianças sobre a visita que fizeram à Universidade do Minho, no âmbito da conferência Challenges 2017. A Educadora referiu que para registar esta atividade cada criança desenhou o que mais a tinha marcado, neste dia. Foi com muita satisfação que ouvi das crianças que este dia foi muito especial para elas.

Seguidamente, a Educadora iniciou a atividade com o robô KIBO onde foram apresentadas diversas personagens (cientistas, bailarinas, etc) que deram lugar a danças e desafios improvisados, mas integrados no desenvolvimento do currículo do robô KIBO. Todas as crianças tiveram oportunidade de realizar a atividade, sendo que o ponto de partida do robô estava dependente da última ação realizada. Foi uma atividade dinâmica e que deu oportunidade do grupo de crianças trabalhar diversas áreas curriculares.

Durante o mês de Março e Abril a Educadora desenvolveu diversas atividades com o robô Batráquio, com o Robô BEE-BOT e com o robô KIBO..

Obrigada Meninos de Barcelinhos, Educadora e assistente Educativa pela vossa recepção e envolvimento neste projeto.

Até breve!

Maribel Miranda-Pinto