JI Aveiro – Atividades Programação e Robótica

No Jardim de Infância de Aveiro, as Educadoras realizaram durante o mês de Abril atividades de programação e robótica, procurando desenvolver o projeto de instituição com o Tema central da Reciclagem e preservação do Meio Ambiente. Durante este mês desenvolveram mapas e recursos que permitiram integrar a programação e a robótica nas atividades de sala, apoiadas pelos robôs Batráquio, o robô BEE-BOT, robô MOUSE e o ScratchJr.

A visita que fiz, mais uma vez, decorreu na passada 3ªf dia  16 de Maio , na qual tive oportunidade de observar atividades nas duas salas de JI desta instituição. A parte da manhã foi dedicada às atividades que as Educadoras planificaram com o ScratchJr e a seguir ao almoço foi a minha vez de acompanhar a atividade iniciada, permitindo assim finalizar os projetos das crianças. No entanto, paralelamente algumas crianças estiveram também a resolver alguns desafios com os robôs.

Nesta visita acompanhou-me a investigadora Rogéria Ramos, doutoranda da Pontifícia Universidade de São Paulo, que atualmente realiza um estagio científicoavançado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, durante 4 meses (Abril a Julho de 2017).

No fim do dia realizamos uma atividade para Pais e filhos com os recursos disponíveis no projeto, com o objetivo de permitir aos pais conhecer e experimentar algumas atividades do projeto.

Nesta sessão foram as próprias crianças que tomaram a iniciativa de explicar aos país como funcionam os robôs. Foi uma atividade muito dinâmica envolvendo pais, crianças e educadoras.

Obrigada Meninos de Aveiro, Educadoras e  Assistentes de sala, pela vossa recepção e dinâmica no desenvolvimento deste projeto.

Até breve!

Maribel Miranda-Pinto