JI de Viseu – Atividades de Programação e Robótica

Na passada 3fª dia 30 de Maio de 2017 foi dia de visitar o JI de Oliveira de Frades (Viseu) e participar em várias atividades organizadas pelas Educadora.

No fim da manhã estivemos de volta do Robô KIBO, que ainda vai permanecer neste JI por mais um meses. Esta sala de JI juntamente com uma sala do JI de Barcelinos (Braga) vão implementar, de forma gradual, o currículo desenvolvido pela Professora Marina Bers (Eliot-Pearson Department of Child Study and Human Development – Department of Computer Science – Director, DevTech Research Group – Tufts University – USA) – http://emerald.tufts.edu/~mbers01/, com a qual estabelecemos um protocolo já autorizado, para replicar a mesma investigação aqui em Portugal integrada no nosso projeto Kids Media Lab, mas apenas com o robô KIBO.

A primeira atividade musical realizada pela Educadora e pelas crianças tinha como tema a “Quinta do Tio Manel”. Nesta atividade com recursos a diversos animais foi trabalhada a música da Quinta do Tio Manel, de forma sequencial em que as crianças programaram o robô para realizar a respetiva dança. Cada criança tinha um chapéu de um animal ou árvore permitindo assim orientar as crianças na sequência musical a seguir. Neste dia estiveram presentes 13 crianças e 4 adultos. Foi uma atividade conjunta e colaborativa permitindo que cada duas crianças programassem o robô a fim de fazer uma coreografia.

Foi uma atividade dinâmica e que deu oportunidade do grupo de crianças experimentarem diversas formas de programação do robô KIBO.
Nesta visita acompanhou-me a investigadora Rogéria Ramos, doutoranda da Pontifícia Universidade de São Paulo, que atualmente realiza um estagio científico avançado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, durante 4 meses (Abril a Julho de 2017).
No fim da manhã, a Educadora programou um almoço ao Ar Livre (Pic-Nic) com direito a caminhada pela serra, em Oliveira de Frades, que durou perto de 45m. Depois de almoço fizemos atividades de Caça ao Tesouro na Natureza programada pela Educadora, com recursos para que as crianças pudessem explorar no contexto (lupas, pinças, caixas para guardar os “tesouros”, lápis e papel) . Para finalizar, voltamos ao Jardim de Infância por volta das 15h para um lanche conjunto.
Durante o mês de Abril a Educadora desenvolveu também diversas atividades autonomamente, com o robô Batráquio, com o robô KIBO e com o ScratchJr, como podem ver nas fotos mais abaixo.

Obrigada Meninos e Educadora, pela vossa recepção e envolvimento neste projeto.

Até breve!

Maribel Miranda