JI Aveiro (Sala 1) – Atividades Programação e Robótica – Visita ao Agrupamento de Escolas de Mira

Estimados Colegas,

No âmbito do projeto Kids Media Lab e para uma recolha de dados convidamos as crianças da Sala 1 do Jardim de Infância de Aveiro a visitar o Clube Tecnologia e Inovação – Informática e Robótica – , do Agrupamento de Escolas de Mira.

Esta atividade realizou-se na passada 4fª dia 31 de Maio, contando com a presença do Professor Ricardo Pinto e dos alunos que fazem parte do clube, a quem agradecemos pela recepção e organização das atividades durante 2h.

Esta atividade teve vários momentos dos quais destacamos o visionamento de um filme de 5m, onde é possível ver o processo de montagem da impressora 3D por parte dos alunos do clube (secundário e 3ºCEB). Neste mesmo vídeo foi possível ver a impressão em 3D e montagem do Robô Batráquio, que faz parte dos jardins de infância do projeto Kids Media Lab (Universidade do Minho) e que as crianças rapidamente reconheceram.

Após este momento, as crianças observaram várias peças e a impressão de uma roda do robô Batráquio. Posteriormente, os alunos mostraram outros robôs do clube, nomeadamente o “Robô Bombeiro”, o Robô Humanoide” e as “Bailarinas”. Este momento foi sem dúvida muito especial e interativo para as crianças que se envolveram e observaram com muita atenção tudo o que foi apresentado. Muitas aprendizagens e emoções!

Seguidamente, numa outra sala, as crianças do Jardim de Infância de Aveiro, da Sala 1, tiveram oportunidade de mostrar as suas aprendizagens de robótica aos alunos do 3ºCEB e Secundário, com recurso ao Batráquio, Bee-Bot e Robô Mouse. Foi um momento de partilha em que os “grandes” foram conduzidos por atividades que as crianças do pré-escolar desenvolvem no seu dia a dia. Invertemos os papéis e tivemos uma partilha e construção conjunta de conhecimentos.

Sem dúvida, uma atividade gratificante para todos e que envolveu diversas instituições, profissionais de educação e crianças desde o pré-escolar até adolescentes do ensino secundário.

Muito obrigada a todos os que permitiram a concretização desta atividade!

Até breve!

Maribel Miranda