JI Porto – Atividades Programação e Robótica

Na passada 3fª dia 6 de Junho de 2017 foi dia de visitar o JI da Maia (Porto) e participar nas atividades organizadas pelas Educadora, numa sala de crianças com apenas 4 anos (todas elas vão completar 5 anos este ano civil).
Nesta visita acompanhou-me a investigadora Rogéria Ramos, doutoranda da Pontifícia Universidade de São Paulo, que atualmente realiza um estagio científico avançado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, durante 4 meses (Abril a Julho de 2017).
A atividade deste dia era com recurso ao Robô KIBO, no entanto, nos dias anteriores cada criança teve de pensar o que pretendia fazer com o robô (percurso, dança, etc).
Após este momento de decisão individual, cada criança desenhou o algoritmo para programar o robô KIBO. A fase do desenho foi nos dias anteriores e não foi testado. Quando a Educadora iniciou a atividade cada criança teve oportunidade de intervir e dizer o que pretendia programar com o KIBO. Para este efeito mostrou o desenho do algoritmo (desenho dos cubos à semelhança dos do KIBO) de forma sequencial.
Cada criança teve oportunidade de montar o KIBO, com ou sem sensores (dependendo da programação definida) e escolher os blocos para construir a ação. Seguidamente, digitalizaram o código de barras de cada bloco e teviram oportunidade de experimentar. Foi este o momento de maior interação, verificação e correção de erros nos programas que as crianças pensaram.
Deste modo, tivemos oportunidade de refletir em grupo sobre qual era o problema/objetivo que a criança delineou e testar as decisões que tomou para construir o percurso ou dança.
Foi uma atividade muito dinâmica que acabou por ocupar 1h30m da parte da manhã, apresentando sempre grande envolvimento por parte das crianças.
Este robô surpreendeu positivamente, pois apesar de integrar sensores e formas de programar mais avançadas, relativamente aos outros robôs, tem sido um desafio constante para as crianças do pré-escolar.
Neste mesmo dia, a seguir ao almoço tive oportunidade de iniciar as entrevistas individuais e que se constituem como a última etapa de recolha de dados do nosso projeto.
A próxima visita dia 4 de Julho será para finalizar as entrevistas e para fazer o encerramento das atividades do projeto com as crianças e Educadora.

Obrigada Meninos e Educadora pela vossa recepção e envolvimento neste projeto.

Até breve!

Maribel Miranda-Pinto