JI Coimbra – Atividades Programação e Robótica

Na passada 5fª dia 7 de Junho foi dia de visitar um JI da Mira (Coimbra) para observar atividades preparadas e desenvolvidas pela Educadora. Durante esta manhã a atividade realizada era o desenvolvimento de uma história a ser programada posteriormente com o ScratchJr.

As crianças desenharam, numa fase final de exploração desta aplicação, uma história com 4 cenários e diversas personagens. No fim, a Educadora e registamos a narrativa dos acontecimentos em cada cenário. Algumas crianças ainda tiveram oportunidade de iniciar o trabalho no ScratchJr, mas na impossibilidade de terminar ficou adiado para concluir durante a semana.

No fim da manhã foi tempo de apresentar o último robô, o KIBO, a ser explorado pelas crianças até ao fim de junho. Este momento de explicação e experimentação inicial foi suficiente para perceber o interesse e motivação das crianças face este novo robô. Sem dúvida, que as crianças desta sala vivenciaram cada momento com grande envolvimento e motivação. Muitas delas são crianças que vão deixar o pré-escolar e seguir para o 1ºCEB e questionaram-me se eu vou continuar no próximo ano e com a professora do 1º ano.

Perante este desafio, que já está a ser estudado num novo projeto na Universidade do Minho, esperamos que esta transição de dar continuidade às atividades da programação e da robótica, seja possível a partir do momento que se entra no 1ºCEB.

No fim desta manhã, combinamos que no dia 13 de junho, seria para entrevistas e no fim de junho para fazer o encerramento de atividades.

Obrigada Meninos de Coimbra e Educadora, pela vossa recepção e envolvimento neste projeto.

Até breve!

Maribel Miranda-Pinto