Robô DOC da Clementoni – Parceria com o Projeto Kids Media Lab

Caros Colegas,

No passado dia 27 de Junho de 2017 fui convidada pela empresa de jogos educativos Clementoni, para colaborar no âmbito de consultadoria sobre Robótica Educativa e como Embaixadora do Robô DOC, a fim de validar as suas potencialidades em contextos educativos.

No evento da Programação no 1ºCEB organizado pela ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias na Educação) do Ministério de Educação, na Escola Secundária de Rio Tinto, no Porto tivemos oportunidade de apresentar o Robô DOC, o único exemplar em Portugal e que fala português.

O Robô DOC vai estar disponível em Portugal em início de Setembro de 2017. Este robô fala e no seu kit traz dois mapas para montar em forma de puzzle, com cartões que mostram alguns desafios de programação e cartões com símbolos orientadores, para a construção do algoritmo.

Este robô vai ser testado nos diversos contextos de pré-escolar que integram o nosso projeto e também por turmas do 1ºCEB (desde o 1º e até 4º ano).

Hoje dia 4 de Julho recebi dois kits completos do Robô DOC a versão Italiana, para começar a estudar as potencialidades deste recurso, mas em fim de agosto vou ter a versão completa em português.

Esta parceria com a empresa Clementoni prevê um apoio ao nível pedagógico e de investigação, perspetivando a partir do próximo ano letivo 2017/2018, novos recursos e a possibilidade de integrar mais contextos educativos no Kids Media Lab e num outro projeto que estamos a iniciar.

Fica o registo dos dois Kits do Robô DOC (versão Italiana) e um em versão portuguesa, que tenho neste momento disponível para explorar.

Muito Obrigada à Clementoni (http://www.clementoni.com/pt) pelo convite, pela oportunidade de colaborar com a vossa empresa e pelos recursos disponibilizados ao projeto, para os jardins de infância e escolas do 1ºCiclo de Ensino Básico.

Maribel Miranda-Pinto

2 thoughts on “Robô DOC da Clementoni – Parceria com o Projeto Kids Media Lab

1. gostaria de saber preço deste robô e como adquiri-lo e implemntr no ensino pre – escolar