Apresentação Robô DOC – Clementoni

Estimados Colegas,

Nas duas últimas semanas tive oportunidade de experimentar o Robô DOC, comercializado pela Clementoni (Empresa de Recursos Educativos). Este robô foi desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Milão (Itália) e está a ser utilizado nas escolas no 1º Ciclo de Ensino Básico, num programa de iniciação à programação e robótica do Ministério de Educação em Itália.

Nesta minha primeira exploração forma individual, com algumas crianças e com alguns Profissionais de Educação (Educadores, professores do 1ºCEB e professores de informática) fiquei agradavelmente surpreendida, pela qualidade deste robô educativo, idealizado para crianças entre os 4 e os 8 anos de idade.

Numa análise geral, o Robô DOC apresenta-se adequado para crianças em idade pré-escolar e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, a ser utilizado quer em contexto educativo, como também em contexto familiar com apoio dos pais.

O Robô DOC é o único, dos diversos robôs que temos no projeto Kids media Lab, que fala sendo que algumas atividades são orientadas pela indicação que ele próprio dá ao utilizador.

O Kit completo do Robô DOC inclui um robô, 2 mapas em formato de puzzle, 9 cartões azuis para o modo Jogo e 21 cartões vermelhos para o modo Educacional e 16 cartões com setas direccionais para a construção de sequências. O robô pode ser utilizado em três modos de programação: Livre, Educacional (Tabuleiro 1) e Jogo (Tabuleiro 2).

As diversas reações que tenho recebido sobre o Robô DOC são bastante positivas, por parte das crianças e também de profissionais de educação, que experimentaram e têm reagido muito bem a este recurso educativo, que preenche os requisitos necessários para iniciar a programação e a robótica no pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Da minha parte, tenho grandes expectativas sobre este robô educativo que vai estar presente em alguns contextos educativos (salas de jardim de infância e 1ºCEB) no próximo ano letivo 2017/2018, para efeitos de investigação.

Algumas instituições, educadores e professores têm procurado mais informação sobre o Robô DOC, mas só em fim de Agosto de 2017 é que vai estar disponível em Portugal. Posso dizer que o preço vai ser bastante acessível e estará disponível para venda em diversos lugares, incluindo grandes superfícies comerciais. Fica aqui o link para consulta: http://www.clementoni.com/pt/brinquedos-educativos/

Muitos têm sido os contactos para a aquisição deste recurso. No entanto, em caso de pretenderem fazer uma pré reserva, tenho o contato da Clementoni : Catarina Oliveira (catarina.oliveira@clementoni.com)

O projeto Kids Media Lab apenas usufrui dos robôs da Clementoni para efeitos de investigação e colaboramos com um apoio consultor na parte pedagógica destes recursos.

Posso dizer que o Robô DOC vai surpreender!

Até breve!

Maribel Miranda