1ª Exploração do Robô DOC no Jardim de Infância da Maia (Porto)

Na passada 5fª dia 20 de Julho de 2017 o Jardim de Infância do Externato do Limiar (Maia-Porto) disponibilizou-se para fazer a 1ª experiência e exploração do Robô DOC da Clementoni. Este robô foi desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Milão (Itália) e está a ser utilizado nas escolas no 1º Ciclo de Ensino Básico, num programa de iniciação à programação e robótica do Ministério de Educação em Itália.

Foi a 1ª exploração com um grande grupo de crianças do Projeto Kids Media Lab em Portugal, neste fim do ano letivo 2016/2017. No decorrer do próximo ano letivo 2017/2018 outras instituições vão ter oportunidade de explorar este recurso no âmbito do nosso projeto.

A reação das crianças ao ver a caixa com o Kit do Robô DOC foi muito expressiva e de grande expectativa! As primeiras reações ao ver as imagens da caixa foram: “Maribel trouxeste um robô de verdade!”; “Este é mesmo um robô”; “É mesmo grande como os robôs a sério” e quando abri a caixa a surpresa, admiração e fascínio ainda foi maior deixando transparecer uma agradável surpresa: “Traz uma pista”; “É um puzzle gigante”; “Tens 2 robôs que parecem a sério”; “Tem cartas com jogos”; “Tem dois puzzles, uma amarelo e outro azul”; “Não é um puzzle são mapas para os robôs andarem”; “Podemos programar como os outros que tu trouxeste”; “Este é fofinho e giro”, entre outras expressões que registamos em vídeo e escrita.

Após este momento de surpresa inicial começaram a fazer o puzzle (mapa) e não demoraram em ligar o Robô DOC, que quando falou gerou uma admirável e perplexa surpresa, porque era a primeira vez que tinham contacto com um robô que fala. Um falou em Italiano e outro em Português, mas rapidamente e sem ajuda dos adultos presentes na sala posicionaram os Robôs no mapa e começaram e explorar com intencionalidade. As crianças colocaram desafios e a colaboração foi imediata.

Esta reacção espontânea da exploração do robô, com uma intencionalidade de exploração é resultado de um ano de vivências diversas, sobre programação e robótica através das diversas atividades do Projeto Kids Media Lab e de todo o trabalho desenvolvido pela Educadora Susana Oliveira, à semelhança do que aconteceu em todas as salas em que tivemos oportunidade de desenvolver o projeto.

Obrigada Meninos do JI do Externato do Limiar (Maia-Porto), porque ainda expressarem com tanta motivação e envolvimento atividades que fizeram parte do vosso dia a dia, neste ano letivo 2016/2017. A vossa participação foi sem dúvida muito importante para o Projeto Kids Media Lab.

Um até breve!

Maribel Miranda