Caros Colegas,
Deixo aqui uma breve partilha da Educadora Marlene Fernandes, sobre a utilização do Robô DOC, integrado nas atividades de pré-escolar no decorrer da semana passada.
“JI Arcozelo das Maias” (VISEU) – Setembro de 2017
Contexto: Jardim de infância situada no interior rural. Tem 13 crianças no total, sendo 6 de 5 anos, 3 de 4 anos e 4 de 3 anos. No ano letivo anterior (2016/2017) trabalhamos robótica com diferentes tipos de robots e de programações, no âmbito de projeto Kids Media Lab. Este ano vamos iniciar o trabalho de forma autónoma e continuar a colaborar em algumas atividades no projeto KML da Universidade do Minho e com a Maribel Miranda.
Situação: Hoje apresentamos ao grupo o robot DOC. Das 13 crianças, 10 tiveram contato, exploraram e trabalharam com vários robots no ano letivo transato. As crianças mostraram-se entusiasmadas e sobretudo curiosas para saber que tipo de robot era e como se fazia a sua programação.
Assim que viram o DOC, disseram “Professora é mesmo um robot”, quando o liguei ficaram entusiasmados pelo fato de o ouvirem falar. Perceberam de imediato o funcionamento dos botões, que lhes era familiar, e mostraram-se interessados em perceber para que servia o botão de função. O D. de 5 anos, olhou para a imagem do botão e sugeriu “É uma engrenagem!”, mas não chegámos à conclusão final nesta primeira abordagem, porque só exploramos o modo free e o tapete 1.
As crianças pegaram no robot individualmente, observaram-no, foram fazendo pequenas observações sobre o seu peso (uns acharam-no pesado, outros levezinho) cores, botões direcionais (identificaram as direções sem hesitação) e quiseram saber para que era o círculo na barriga do robot. As crianças de 3 anos tiveram uma atitude diferente, pegaram, olharam e intuitivamente começaram a carregar em todos os botões. Os mais velhos avisaram de imediato que não podiam fazer aquilo, porque estragavam o robot.
Trabalho em modo free: Explorámos este modo durante pouco tempo, pois as crianças estão familiarizadas com este tipo de trabalho e estavam ansiosas para ver o tapete montado.
Trabalho no tapete 1: Distribuí as peças do tapete entre todas as crianças (4 e 5 anos) e montamos o puzzle de forma colaborativa. Isto permitiu-lhes acalmar e observar com pormenor o tema que ia surgindo, tal como perceber que no verso havia um outro tema.”
Esta pequena atividade com o robô DOC da Clementoni é o início, pois haverá outras formas de exploração no decorrer do ano letivo.
Obrigada Marlene e Meninos, pela partilha e pelas fotos!
Boa semana!
Maribel Miranda