Kits do Robô DOC para o Agrupamento de Escolas de Mira (Jardim de Infância e 1ºCEB)

Caros Colegas

O projeto Kids Media Lab levou ontem  kits de robôs DOC da CLEMENTONI, para as atividades no Jardim de Infância de Portomar e para as escolas do 1° CEB de todo o Agrupamento de Escolas de Mira.

As atividades realizadas no Jardim de Infância de Portomar (Mira) vão ser dinamizadas pela Educadora, tendo sido realizada uma 1ª sessão no dia de ontem de manhã (18 de Outubro de 2017), com as crianças.

A maior parte deste grupo de crianças iniciou as atividades do nosso projeto no ano letivo anterior (2016/2017). A minha chegada à sala provocou de imediato uma reação muito emotiva, perguntando se trazia robôs. Ansiosos por conhecer mais um recurso, ficaram agradavelmente surpreendidos com o Robô DOC, que “fala e diz o que temos de fazer” (palavras das crianças).

Todos tiveram oportunidade de observar o robô DOC nas suas mãos explorando os botões e relatando as diferenças que foram encontrando em relação aos outros robôs que já conheciam.

A reação de admiração quando ligamos o robô DOC e ele falou foi visível nas suas caras, porque nenhum dos outros que conheciam falava e rapidamente perguntaram-me se este era “um robô a sério”.

Após algumas indicações iniciais (principalmente para os meninos de 3 anos que começaram agora o pré-escolar) chegou a hora de experimentar. Para procedermos de forma gradual nas aprendizagens trabalhamos no Modo Free do robô DOC. Numa próxima visita vamos observar as descobertas que já fizeram com a colaboração da Educadora e iremos então perceber se podemos avançar com os novos desafios que este robô possibilita.

Da parte da tarde estive reunida com os professores do grupo de informática do Agrupamento de Escolas de Mira e com outros professores que perante a curiosidade em conhecer e experimentar o Robô DOC, se juntaram a este momento de aprendizagem durante 1 hora.

Os professores do grupo de informática deste agrupamento vão ter atividades de programação e robótica do 1º ano ao 4º ano do 1º Ciclo de Ensino Básico e alguns Kits do Robô DOC vão percorrer todas as salas do agrupamento, com um total de 426 crianças, de idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

Os professores que experimentaram o Robô DOC ficaram admirados pelas inúmeras potencialidades deste recurso e a reflexão da utilização começou durante a própria experimentação. Ficaram algumas ideias de como utilizar de forma gradual desde o 1º ano aumentando a complexidade que este robô inclui no seu kit.

Todas as atividades deste agrupamento vão ter o nosso acompanhamento e iremos divulgando algumas atividades com este recurso.

As crianças que o ano passado participaram no pré-escolar e este ano transitaram para o 1° ano do 1° CEB vão também usufruir de atividades de programação e robótica, acompanhados pelos seus professores do 1ºCEB, professores de informática e com o nosso apoio.

Vão usufruir destes recursos as instituições que querem continuar a integrar o projeto e novas instituições em Portugal.
Agradecemos à CLEMENTONI pelo apoio e ao Dr. Helder Pernas.
Brevemente teremos mais novidades sobre as atividades desenvolvidas em contextos educativos.