Reunião de Pais e Entrega simbólica do Prémio Ilídio Pinho (Robô DOC) às Crianças

Caros Colegas

Ontem dia 24 de Outubro de 2017 realizou-se a reunião de pais do Jardim de Infância de Arcozelo das Maias (Oliveira de Frades – Viseu), às 17:30 para a apresentação do Plano Anual de Atividades 2017/2018.

A Educadora Marlene Fernandes por iniciativa própria vai dar continuidade às atividades iniciadas no projeto Kids Media Lab, no ano letivo anterior 2016/2017 e vai contar com o nosso apoio científico-pedagógico nas suas atividades de pensamento computacional, programação e robótica.

Nesta reunião foi possível falar com os pais acerca das atividades do projeto no ano letivo anterior e ficou bem perceptível que querem continuar a participar no projeto. A disponibilidade dos pais para estarem presentes na reunião e envolverem-se neste tipo de atividades é sem dúvida motivação suficiente, para acreditar nesta mudança e inovação pedagógica. Senti um agradecimento geral por ter levado o projeto para este jardim de infância, mas na verdade sem vocês e sem os outros jardins que participaram, o projeto não se concretizava. Realço que toda mudança educativa começa pelos Profissionais de Educação e as suas crianças/alunos.

Relembro que este grupo de crianças, com a Educadora, colaboradoras e o apoio do projeto Kids Media Lab da Universidade do Minho participou com o projeto  “À Descoberta do Mundo com o meu Robot”, na categoria de Pré-Escolar (2016/2017), nos prémios “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho e recebeu o 3º Lugar a nível nacional (http://www.nonio.uminho.pt/kidsmedialab/2017/07/04/ji-de-arcozelo-das-maias-3o-lugar-do-premio-ciencia-na-escola-da-fundacao-ilidio-pinho/).

O valor monetário do prémio reverteu para o jardim de infância, no sentido de apetrechar com novos recursos e tecnologias, a serem utilizados em contexto educativo. Uma parte do prémio foi destinado a premiar o trabalho desenvolvido pelas crianças com o apoio da Educadora e colaboradoras. Neste sentido, a Educadora, com o parecer favorável dos pais decidiram que todos mereciam receber um robô, para ficar registado o momento com um recurso que foi trabalhado no projeto premiado.

Uma parte do valor do prémio foi dirigida à aquisição do Kit do Robô DOC – Clementoni, que também vai fazer parte dos novos recursos a utilizar em contexto educativo. Este grupo de crianças vai ter à sua disposição este robô, também em contexto familiar.

Aproveitamos o momento para serem as próprias crianças a mostrar as potencialidades do Robô DOC aos pais. Consegui explicar aos pais as opções de funcionamento deste robô e as primeiras reações foram muito positivas, inclusive com comentários que demonstram o interesse dos pais na temática do projeto, por exemplo: “agora é a nossa vez de aprender a programar”; “brevemente serei eu própria a utilizar o robô”; “temos aqui um jogo para a família”; “muito interessante, interativo e apelativo o robô”; “temos aqui muito para explorar com as crianças”.

Eu (Maribel Miranda) fui convidada para fazer esta entrega simbólica do prémio a cada criança, no fim da reunião. Este foi um momento de grande emoção e orgulho para crianças e pais, que emocionados e felizes receberam o reconhecimento do seu trabalho. Foi um momento de grande felicidade que, certamente, irá perdurar na memória destas crianças. No fim, recebi das Crianças e Educadora uma tela que ilustra bem o significado deste projeto para elas e para mim e um lindo ramo de rosas. Muito Obrigada!

Foi anunciado nesta reunião que na próxima semana, no dia 3 de Novembro de 2o17, a empresa Clementoni, que desenvolveu o robô DOC e a SIC vão estar presentes neste jardim de infância, para fazer uma reportagem e conhecer o trabalho desenvolvido no projeto Kids Media Lab neste jardim de infância e, também, para serem as próprias crianças a falarem sobre o robô DOC.

Após a reunião, os pais prepararam um lanche convívio, que permitiu prolongar este momento de partilha.

Muito obrigada a todos!

Estar na vossa instituição é sair ainda mais inspirada e renovar ideias a desenvolver futuramente!

Até Breve!

Maribel Miranda