Encerramento Ano Letivo 2016/2017 Projeto Kids Media Lab

Caros Colegas,

É com grande emoção e envolvimento que escrevo esta última notícia sobre as atividades do projeto Kids Media Lab, neste ano letivo 2016/2017. Só tenho mais um ano e meio para concluir o projeto de investigação, o qual vai ser dedicado ao tratamento e análise de dados e escrita do relatório final do meu pós-doutoramento. Um projeto, com um total de 3 anos e meio, dos quais os dois primeiros anos finalizam agora em Julho de 2017.

O projeto Kids Media Lab começou em Setembro de 2015 e muitos têm sido os desafios e atividades concretizadas. Cada um dos momentos vividos nestes dois últimos anos, um primeiro ano de preparação e formação de Educadores (2015/2016) e neste último ano (2016/2017), com as crianças em contextos de jardim de infância foram sem dúvida muito enriquecedores para a investigação e crescimento profissional. Aprendi muito com as crianças, com educadores, com as famílias que acompanharam o projeto presencialmente e online e com todos os colegas (investigadores da Universidade do Minho e de outras instituições nacionais e internacionais), que com o seu contributo, partilha e motivação participam e acompanham este projeto.

Paralelamente à implementação do projeto nos jardins de infância, nos 5 distritos de Portugal (Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu), proporcionamos momentos de formação para Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo de Ensino Básico e Professores de Educação Especial, de norte a sul de Portugal, passando por Peso da Régua (Vila Real), Porto, Aveiro e Lisboa e em Setembro de 2017 em Coimbra.

Participamos em diversos eventos de carácter científico, onde tivemos oportunidade de apresentar, como convidados, nestes eventos as atividades do projeto Kids Media Lab, entre estes, o PIC-TIC organizado pela Universidade de Aveiro em 2016 e 2017, nas Jornadas de Conteúdos Digitais em 2016 na Universidade do Minho, no Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia Educativa em Educação Infantil, CITEI 2016 (Sevilha – Espanha), na Scratch Conference 2016 no MIT (EUA), no congresso EDUTEC (Alicante – Espanha) e na conferência Challenges 2017 (Universidade do Minho), onde as crianças de 2 Jardins de Infância (Braga e Viseu) participaram.

Em Fevereiro de 2017 recebemos o 1º Lugar do prémio do “II Premio a la Innovación Educativa con TIC” da “EDUTEC-Fundación Da. María Paula Alonso de Ruiz Martínez”, um prémio que reverteu a favor de recursos para o desenvolvimento do projeto Kids Media Lab.

Na sequência deste prémio vimos o nosso projeto mencionado em alguns meios de comunicação social, dos quais destacamos uma entrevista na RTP3 no jornal da manhã e a Reportagem “Novas Literacias” – Projeto Kids Media Lab (http://www.rtp.pt/play/p2063/e284585/ponto-de-partida), da Jornalista Eduarda Maio para o programa Ponto de Partida Antena1.

Para além deste projeto Kids Media Lab e motivados por novos desafios, idealizamos mais um projeto que começa agora a nascer e que reúne um grupo extraordinário de investigadores nacionais e internacionais e que terá início em Setembro de 2017 – KML II – Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal (https://www.nonio.uminho.pt/kml2

Atualmente a empresa de recursos didáticos “Clementoni”, mostrou interesse no nosso projeto e convidaram-me a ser consultora na área da robótica educativa e a representar o robô DOC, brevemente (fim de Agosto 2017) comercializado em Portugal.

Sem dúvida, muitos momentos que preencheram o meu o dia a dia e contribuíram para inúmeras aprendizagens, novas ideias, novos projetos, novas parcerias…

Fica a saudade dos momentos com as crianças que não querem deixar de ter a minha presença, nem de tudo o que vivenciaram… As despedidas foi um até já, com sabor a novos desafios a concretizar e encaminhados, com total autonomia, por parte das excelentes Educadoras, que levaram a bom porto este projeto de investigação. O vosso envolvimento, o vosso cuidado e entrega total para reorganizar o vosso plano de atividades com novos recursos foi sem dúvida muito importante e ajuda a percepcionar que tudo é possível de concretizar. Todas as áreas curriculares da Educação de Infância ficaram a ganhar com a vossa intervenção, em função da iniciação à aprendizagem dos conceitos básicos da programação e da robótica.

Acima de tudo… senti que as crianças tiveram muitos momentos de expressão a vários níveis (artística, motora, etc), de orientação espacial com inúmeros desafios de diversos níveis de complexidade, muitos momentos de reflexão colaborativa e auto-reflexão… Sonharam e concretizaram!

Cada jardim de infância idealizou um projeto de sala inovador e 4 deles participaram e foram seleccionados, nos Prémios da Fundação Ilídio Pinho, no qual o Jardim de Infância de Árcozelo das Maias (Oliveira de Frades – Viseu) foi premiado a nível nacional com o 3º lugar.

Um orgulho de profissionais de Educação de Infância, que voluntariamente e a troco de novas aprendizagens integraram o projeto Kids Media Lab. Obrigada a vocês e ao vosso grupo de crianças: Marlene, Margarida, Graça, Odete, Fernanda e Susana!

Faltam as palavras para tanto agradecimento a tantos colegas que preencheram e me ajudaram a chegar até aqui, mas não posso deixar de mencionar a presença, amizade e orientação do Professor António Osório, quem acreditou e me deixa ser quem eu sou… E aos meus amigos da Universidade do Minho, Ana Monteiro, Luís Valente, Catarina Liane e Elisabete Barros, também investigadores, e que com paciência e pertinência acompanham este projeto de diversas formas.

Desejo a todos uma Boas Férias! Volto em Setembro com mais novidades!

Até breve!

Maribel Miranda