UE: Espaço de Aprendizagem

Espaço de Aprendizagem da UE
UE - logótipo
Logótipo da U.E.

Ora aqui está um site (tímido) de apoio à aprendizagem, principalmente sobre temas europeus, a lembrar uma iniciativa dos finais do século passado: o ZAP. Quem se lembra? Bem, este está atualizado e, apesar de um acento mal colocado logo na segunda letra do conteúdo do site, vale a pena explorá-lo!

Destinado a um público diverso, reúne-se aqui um conjunto de recursos que cobre variados temas de interesse e faixas etárias, sem esquecer os materiais didáticos, os jogos e as publicações que se podem encomendar (algumas) ou descarregar (outras).

Europa para todas as idades
Recursos educativos organizados por faixas etárias.

Explorar o Espaço de Aprendizagem da UE

Quem não quiser demorar muito a encontrar algo interessante, pode ir diretamente às “gavetas” deste Espaço de Aprendizagem da União Europeia, ou pode percorrer a lista de recursos, aplicar filtros de pesquisa e fazer mineração neste sítio razoavelmente agradável, mas lento.

Materiais didáticos

Jogos, atividades lúdicas e recursos didáticos

Entre jogos mais ou menos divertidos (alguns bem difíceis de concluir! Descubra porquê!), e navegação pelo mapa europeu, incluindo pelas suas 24 línguas oficiais. Não é muita língua?

Puzzle UE
Jogo: Puzzle da UE

Num território tão vasto, tão diverso, tão misterioso, tinha que haver lugar para relembrar os nossos antepassados e aproveitar o tema para umas atividades educativas. Bem pensado!

Lembranças dos avós
Jogo com atividade de sequenciação e relacionamentos.

Para os mais “afoitos” ou mais desertos por ação, também há muito onde usar o tempo livre. A sós ou com amigos. Explore a Europa. Descubra-a.

Jogo: À descoberta da Europa.
Jogo e atividade para os mais pequenos (e maiores, também).

A propósito de Europa. E que tal descobrir porque é que tem este nome? E como nasceu? E como cresceu? E…? Está lá tudo, é só pesquisar.

Aqui chegados, viva a Europa!

Espaço de Aprendizagem da UE
Aspeto da entrada no Espaço de Aprendizagem. Simpático!

Sugestão: Neste tempo de quarentena, porque não dá um passeio pela Europa e pelo seu Espaço de Aprendizagem? Talvez se surpreenda. Vai encontrar ideias, projetos, sugestões, recursos, materiais didáticos digitais ou para imprimir, entre toneladas de coisas úteis. Vale a pena fazer um roteiro temático para os mais novos e deixá-los explorar, responder a quizzes, jogar, divertirem-se a aprender algumas palavras noutras línguas, nossas vizinhas. Pais e professores, podem esclarecer aqui as suas dúvidas sobre a Europa e corar de vergonha sobre o pouco que sabem da nossa pátria alargada.

URL: https://europa.eu/learning-corner/home_pt

Centro de recursos para casa

Twinkl
Logótipo Twinkl
Logótipo do Twinkl

O Twinkl é uma espécie de centro de recursos para trabalhar em casa mas pode muito bem ser usado em complemento ou parte integrante de um plano de atividades mais diversificadas. Na realidade, a única face digital deste recurso é o facto de estar em suportes digitais porque, na realidade, a maioria das propostas destina-se a utilização tradicional: imprimir e usar.

Não há mal nenhum nisso! Para os mais jovens é até aconselhável usar estes manipuláveis para desenvolver a motricidade e alguma destreza com lápis e tesoura.

URL: https://www.twinkl.pt/resources/recursos-de-ensino-portugal

Sugestão: Explore previamente os recursos disponíveis e depois faça uma lista-índice dos que lhe são úteis para utilizar com os seus alunos ou para recomendar aos pais. Quando se sentir inspirado, crie os seus próprios recursos (pode guardá-los na sua conta, partilhá-los e transferi-los em PDF). Desafie os seus alunos com atividades que exijam diferentes competências: pintar, recortar, colar, jogar… Encontrará aqui inúmeras ideias para jogos de tabuleiro e com dados associados a conteúdos curriculares.

Biblioteca Digital DGE

Biblioteca Digital
Biblioteca Digital DGE
Logótipo da Biblioteca Digital da DGE

A Direção-Geral da Educação disponibiliza uma Biblioteca Digital dinâmica de Recursos e Ferramentas com finalidades educativas que vale a pena explorar.

O acervo ainda pouco extenso, a ser atualizado em permanência, inclui guiões de atividades organizadas por níveis de ensino e disciplinas, sendo também possível pesquisar por palavras-chave. Os recursos e ferramentas são previamente validados.

Biblioteca Digital - Página de entrada

URL: https://bibliotecadigital.dge.mec.pt/

Se tem trabalho desenvolvido que considere útil partilhar com outros colegas e estiver disponível para colaborar na Biblioteca Digital DGE, contacte o CCTIC.IEUM para efetivar essa colaboração…

Mentes libertas

Freemind
Logótipo FreeMind
Logótipo FreeMind

FreeMind

Libertar as mentes é um objetivo nobre de todo o educador. Dar-lhes asas, como as das borboletas, proporcionar-lhes a ousadia do desafio e a sapiência da sua concretização. Assim é o FreeMind, enquanto software para criação de mapas mentais, mapas de conceitos, ricos, com imagens hiperligações, anotações, etc… Só explorando se pode aquilatar da sua capacidade. O interface está em Português (embora possa haver algum item de menu que não esteja traduzido), é de interação fácil e o leque de formatos de exportação é incrível.

Interface do FreeMind 1.0.1

Sugestão: Explore o FreeMind offline (precisa que o seu computador suporte Java). Escreva no nó central, utilize a tecla de tabulação (Tab) para criar novos nós. Repita esse ritual até criar um mapa. Depois aventure-se na formatação e embelezamento. Use os menus! Verá que é fantástico. Ah, e pode exportar o mapa sob diferentes formatos, incluindo um formato interativo. Veja os exemplos de ajuda no próprio software ou procure online. Depois proponha aos seus alunos mais destemidos que usem a criatividade para ilustrar conceitos, hiperligar a imagens e vídeos, etc.

URL: http://freemind.sourceforge.net/

Compreendi, claro

GCompris
Logótipo TuxPaint
Logótipo GCompris

GCompris

Se traduzíssemos a verbalização do título deste software gratuito (j’ai compris), diríamos qualquer coisa como “compreendi!”. Claro que compreendemos, se o utilizarmos. Compreendemos e aprendemos muitas coisas novas, outras não tão novas, mas, ainda assim, interessantes.

Interface do site GCompris

A versão gratuita tem algumas limitações mas verá que não parece. São tantas as opções de atividades entusiasmantes, pedagogicamente úteis e suficientemente cativantes para os mais jovens que nem parece verdade.

Use e abuse, mas dê sentido às atividades, sempre que for possível. Não deixe que os meninos enjoem, ok?

Quem utiliza o Windows 10, pode instalar a app a partir da loja do Windows. Aqui está uma captura do ecrã.

Interface de instalação do GCompris na loja do Windows 10

Sugestão: Depois de instalado, estude as áreas de conhecimento abordadas e prepare um plano de exploração, gradual, alternando temas (ex.: operações, animais, sons) de acordo com o desenvolvimento cognitivo que pretende abordar. Partilhe o plano de atividades com os pais dos seus alunos, que estão em casa. Se possível, peça-lhes que os acompanhem na exploração. Peça também que façam um registo das atividades concluídas recolhendo a data e hora. É uma forma de combinar diferentes registos e de se manter a par.

URL: https://gcompris.net/index-pt.html (para PC sem Windows 10)

Pintar, pintar, pintar

TuxPaint
Logótipo TuxPaint

TuxPaint

Tão velhinho que é este Tux e tão prático e interativo! Para dar largas à imaginação e pintar os bonecos, sejam eles de quem forem, aqui está uma ferramenta adequada para ilustrar os textos originais, histórias, contos, relatos de aventuras, mesmo que não saias do quarto ou da garagem! TuxPaint, tem uma vasta biblioteca mas também aceita desenhos originais digitalizados. Força nisso!

Interface do TuxPaint

Sugestão: Se conseguir instalar este software de pintura, vai ver que tem inúmeras aplicações práticas e tem o interface em Português. Mas é conveniente, pelo menos de vez em quando, relacionar os desenhos e pinturas com outras atividades. Porque não escrever e ilustrar uma história? Até pode ser partilhada, escrita a várias mãos (e cabeças), ser continuada por vários colegas de turma, ah?

URL: http://www.tuxpaint.org/download/

Simulações interativas

PhET
Logótipo PhET
Logótipo PhET

Simulações interativas online (em linha).

A iniciativa da Universidade de Colorado-Boulder, conhecida por PhET Interactive Simulations é um excelente local para procurar… simulações interativas, claro. Interessante é o facto de muitas estarem no formato HTM5 e ser possível transferi-las para utilização offline (desligado da Internet), ou embutidas diretamente nas nossas páginas, aumentando o leque de hipóteses de utilização. Há simulações para uma imensidão de temas, diferentes níveis etários, dificuldade ou idiomas. O Português também por lá anda. É só espreitar.

Aqui vai um exemplo interativo, embutido com o código seguinte, disponibilizado no site.

<figure>
<iframe src="https://phet.colorado.edu/sims/html/balancing-
act/latest/balancing-act_pt.html" width="800" height="600" 
allowfullscreen="">
</iframe>
</figure>

Sugestão: Selecione uma lista de simulações adequadas aos seus alunos e vá-os desafiando com problemas (dando as respostas ou as questões), peça-lhes que criem mapas mentais sobre os temas, que discutam os fenómenos simulados, etc… Desafie!

URL: https://phet.colorado.edu/pt/

Contar histórias

StoryWeaver
Logótipo SotyWeaver
Logótipo SotyWeaver

StoryWeaver

StoryWeaver é um web site muito interessante, que permite, escrever as suas próprias histórias, com as suas próprias imagens, editar histórias partilhadas, usando as imagens disponibilizadas ou traduzir (reescrever) histórias publicadas, para além de ler as histórias ou contos publicados.

Interface do website StoryWeaver

Apesar de o site ter interface em Inglês, dispõe já de inúmeras histórias em Português. A leitura é básica e intuitiva, consistindo em passar ecrãs, com imagens e texto. Contudo, a funcionalidade mais interessante é a capacidade de criar ou recriar histórias, podendo, criativamente, adaptar-se a diferentes grupos etários. Para além disso, contribui para a criação de uma noção de interculturalidade bastante interessante.

As histórias podem ser transferidas em formato PDF ou ePUB (livros eletrónicos) ou embutidas em páginas web.

Sugestão: Selecione algumas histórias e proponha aos seus alunos a reescrita, ou a invenção de histórias diferentes com as mesmas personagens. Se quiser, pode traduzir uma história, contribuindo assim para aumentar o acervo em Portugês!