UE: Espaço de Aprendizagem

UE - logótipo
Logótipo da U.E.

Ora aqui está um site (tímido) de apoio à aprendizagem, principalmente sobre temas europeus, a lembrar uma iniciativa dos finais do século passado: o ZAP. Quem se lembra? Bem, este está atualizado e, apesar de um acento mal colocado logo na segunda letra do conteúdo do site, vale a pena explorá-lo!

Destinado a um público diverso, reúne-se aqui um conjunto de recursos que cobre variados temas de interesse e faixas etárias, sem esquecer os materiais didáticos, os jogos e as publicações que se podem encomendar (algumas) ou descarregar (outras).

Europa para todas as idades
Recursos educativos organizados por faixas etárias.

Explorar o Espaço de Aprendizagem da UE

Quem não quiser demorar muito a encontrar algo interessante, pode ir diretamente às “gavetas” deste Espaço de Aprendizagem da União Europeia, ou pode percorrer a lista de recursos, aplicar filtros de pesquisa e fazer mineração neste sítio razoavelmente agradável, mas lento.

Materiais didáticos

Jogos, atividades lúdicas e recursos didáticos

Entre jogos mais ou menos divertidos (alguns bem difíceis de concluir! Descubra porquê!), e navegação pelo mapa europeu, incluindo pelas suas 24 línguas oficiais. Não é muita língua?

Puzzle UE
Jogo: Puzzle da UE

Num território tão vasto, tão diverso, tão misterioso, tinha que haver lugar para relembrar os nossos antepassados e aproveitar o tema para umas atividades educativas. Bem pensado!

Lembranças dos avós
Jogo com atividade de sequenciação e relacionamentos.

Para os mais “afoitos” ou mais desertos por ação, também há muito onde usar o tempo livre. A sós ou com amigos. Explore a Europa. Descubra-a.

Jogo: À descoberta da Europa.
Jogo e atividade para os mais pequenos (e maiores, também).

A propósito de Europa. E que tal descobrir porque é que tem este nome? E como nasceu? E como cresceu? E…? Está lá tudo, é só pesquisar.

Aqui chegados, viva a Europa!

Espaço de Aprendizagem da UE
Aspeto da entrada no Espaço de Aprendizagem. Simpático!

Sugestão: Neste tempo de quarentena, porque não dá um passeio pela Europa e pelo seu Espaço de Aprendizagem? Talvez se surpreenda. Vai encontrar ideias, projetos, sugestões, recursos, materiais didáticos digitais ou para imprimir, entre toneladas de coisas úteis. Vale a pena fazer um roteiro temático para os mais novos e deixá-los explorar, responder a quizzes, jogar, divertirem-se a aprender algumas palavras noutras línguas, nossas vizinhas. Pais e professores, podem esclarecer aqui as suas dúvidas sobre a Europa e corar de vergonha sobre o pouco que sabem da nossa pátria alargada.

URL: https://europa.eu/learning-corner/home_pt