Flipgrid: Crie uma rede vídeo e desafie os alunos

logótipo FlipGrid
Reading Time: 2 min

Envolva e dê voz a todos, na sua sala de aula ou em casa, partilhando vídeos curtos com desafios para os seus alunos. Fomente o debate, a reflexão e a crítica argumentativa de temas da atualidade ou conteúdos curriculares, apoiando-se em vídeo gravado online ou outros recursos multimédia ou imagens e texto próprios ou existentes na biblioteca do sistema, designada por Disco Library.

Flipgrid - Página inicial
Flipgrid – Página inicial

O que é a FlipGrid?

A Flipgrid é uma rede que permite criar pequenas comunidades seguras em torno de uma turma ou pequeno grupo, liderado e controlado por um professor. O nome remete para um modelo pedagógico de sala de aula invertida (Flipped Classroom) e pode muito bem ser a sua primeira incursão nesta metodologia. A experiência pode ser muito enriquecedora e ajudar a cimentar o espírito de grupo e de comunidade de aprendizagem, potenciando a intervenção de todos e a participação autónoma. No entanto, convém ter algumas precauções, normais nas redes sociais, nomeadamente as que o próprio serviço sugere.

Sim e Não!

• Leia a Política de Privacidade e os Termos de Utilização da Flipgrid.
  • Siga as políticas da sua escola ao utilizar a aplicação e certifique-se de que o que for postado não coloca em causa a privacidade individual, é educacionalmente significativo e adequado ao currículo dos alunos.
  • Apague os conteúdos dos alunos quando a turma já não precisar dele ou quando sair da escola.
  • Recolha previamente os formulários de consentimento dos alunos ou encarregados de educação, conforme o caso, antes de lhes dar acesso à plataforma, preenchidos. Os formulários de consentimento são preparados para alunos menores de 13 anos.
  • Cumpra todas as solicitações que forem feitas pelos alunos ou pais para remoção de conteúdo da Flipgrid.
  • Não partilhe informações dos alunos fora da sala de aula ou da comunidade escolar.
  • Não utilize a Flipgrid para sugerir que os alunos façam compras.

Se precisar de um resumo em Português, descarregue aqui.

Apesar de não estar em Português, a interface é bastante simples de utilizar e rapidamente se consegue compreender o funcionamento e a lógica das interações. Adicionalmente, o sistema tem um conjunto muito vasto de recursos suscetíveis de serem utilizados em debates de aprendizagem, podendo rapidamente ser associados a um tema, traduzidos no próprio interface e partilhados com os alunos.

Pronto para começar?

Percorra a galeria para conhecer melhor esta ferramenta deveras interessante.

URL: https://info.flipgrid.com/

Sugestão:
Comece por criar uma conta de acesso à Flipgrid e experimente gravar online um pequeno vídeo (não é possível exceder um minuto e meio). Depois adicione um aluno e teste para compreender o mecanismo de interação.
Siga as precauções de segurança e privacidade e comece um debate sobre uma assunto inócuo para que os seus alunos aprendam a utilizar a ferramenta. Apague imediatamente qualquer mensagem desadequada para não fomentar o caos muito habitual neste tipo de redes. Se conseguir levar um debate a bom termo, terá aqui uma ferramenta muito interessante para levar um pouquinho de inovação à sala de aula, real ou virtual.