Gestão da turma

classdojo-logo
Logótipo ClassDojo

ClassDojo

ClassDojo é um gestor de turma e do progresso dos alunos, totalmente online. Os professores podem utilizá-lo para registar a aprendizagem dos alunos e partilhar os registos com os próprio e com as suas famílias, mantendo um nível de avaliação e de informação atualizada e acessível. Os alunos podem aceder a análise e informação sobre o seu desempenho, o que contribui para a autorregulação das suas atitudes e comportamentos. Os encarregados de educação também podem acompanhar o progresso dos educandos, acedendo às informações e aos registos que o professor assinala na plataforma.

Interface inicial de ClassDojo

Registe-se como Professor e depois entre, crie turmas e associe os seus alunos.

Entrada no ClassDojo
Interface de entrada na ClassDojo. Cada um entra de acordo com o seu papel: Professor, pai, aluno, diretor de escola.
Exemplo de uma turma no ClassDojo
Interface de ClassDojo para uma turma. Os alunos são identificados por avatares que eles próprios escolhem.

Sugestão: Esta aplicação informática, que corre na web, é uma ferramenta muito interessante para gerir a turma, principalmente se quiser implicar os alunos na sua autoavaliação. Utilize sempre que possível domínios de avaliação que possibilitem aos alunos comparar a perspetiva dos adultos (professores), dos colega e deles próprios. Ao implicar os alunos na avaliação do seu desempenho melhora o seu envolvimento na aprendizagem e contribui para a autorregulação, nomeadamente nos alunos mais velhos.

A imagem seguinte mostra um quadro com domínios de avaliação e os pontos obtidos por um aluno em cada domínio. Esta avaliação também é visível para os encarregados de educação se o professor assim o decidir.

Quadro de avaliação ClassDojo