Aprender música, em casa!

Chrome Music Lab
Chrome Music Lab
Logótipo de Chrome Music Lab

Pois! Até parece mentira, mas é verdade cristalina! Aprender música em casa e divertir-se ao mesmo tempo não é para todos, infelizmente… Mas pode as coisas estar confinado não tem que ser sempre aborrecido, principalmente se tivermos à mão o site de experimentos do projeto Chrome Music Lab. Isso mesmo! Um laboratório musical que corre no navegador Chrome (Google) mas também noutros. É só experimentar.

Então, aqui está a página inicial deste laboratório ambulante cheio de mistérios e surpresas agradáveis. É explorar, freguês! É explorar!

Basicamente, aborda-se ritmo, melodia e acordes. Em simuladores muito cativadores e realistas ou extraterrenos. Podem criar-se canções com música e voz. Pode ir-se tão longe quanto Levi Niha, ou além disso!

Levi Niha é muito divertido e o que ele descobriu com o Music Lab é estonteante.

Vamos lá?

Site do Chrome Music Lab
Aspeto da página de entrada do Chrome Music Lab

Aqui podemos divertir-nos a sério e experimentar sensações incríveis. Não acredita? Então veja isto.

Percussões

Percussão
Uma das páginas de experimentação com percussões.

E aqui está o resultado da percussão. Clique.

Arpejos, harpejos ou arpeggios?

Arppegios
Arpejos: notas tocados à maneira da Harpa.

Diz a Wikipedia que o Arpejo é um conjunto de notas musicais tocadas em sequência, uma a uma. Poderemos acreditar? Porque não experimentamos?

Kandinsky? Abstração musical

Kandinsky
Kandinsky. Desenhe e oiça o que desenhou!

Parece interessante, não parece? E se experimentarmos ainda mais? Vamos fazer uma “musiquinha”?

Song Maker

Ah, ah! Há entusiasmo?

Então, ‘bora lá!

Sugestão: Comece por explorar as percussões. Navegue dentro do experimento e vá modificando o ritmo. Coloque uns auscultadores, oiça uma música popular portuguesa, um samba, um batuque… o que tiver à mão e tente descobrir um padrão no ritmo. Depois, tente reproduzi-lo com tambores, baterias, timbales ou caixas, ou… Deixe que os mais pequenos se aventurem nesta selva. Mesmo os que não percebem nada de música, vão perceber que gostam. Espetáculo, Kandinsky.

URL: https://musiclab.chromeexperiments.com/

Compreendi, claro

GCompris
Logótipo TuxPaint
Logótipo GCompris

GCompris

Se traduzíssemos a verbalização do título deste software gratuito (j’ai compris), diríamos qualquer coisa como “compreendi!”. Claro que compreendemos, se o utilizarmos. Compreendemos e aprendemos muitas coisas novas, outras não tão novas, mas, ainda assim, interessantes.

Interface do site GCompris

A versão gratuita tem algumas limitações mas verá que não parece. São tantas as opções de atividades entusiasmantes, pedagogicamente úteis e suficientemente cativantes para os mais jovens que nem parece verdade.

Use e abuse, mas dê sentido às atividades, sempre que for possível. Não deixe que os meninos enjoem, ok?

Quem utiliza o Windows 10, pode instalar a app a partir da loja do Windows. Aqui está uma captura do ecrã.

Interface de instalação do GCompris na loja do Windows 10

Sugestão: Depois de instalado, estude as áreas de conhecimento abordadas e prepare um plano de exploração, gradual, alternando temas (ex.: operações, animais, sons) de acordo com o desenvolvimento cognitivo que pretende abordar. Partilhe o plano de atividades com os pais dos seus alunos, que estão em casa. Se possível, peça-lhes que os acompanhem na exploração. Peça também que façam um registo das atividades concluídas recolhendo a data e hora. É uma forma de combinar diferentes registos e de se manter a par.

URL: https://gcompris.net/index-pt.html (para PC sem Windows 10)

Simulações interativas

PhET
Logótipo PhET
Logótipo PhET

Simulações interativas online (em linha).

A iniciativa da Universidade de Colorado-Boulder, conhecida por PhET Interactive Simulations é um excelente local para procurar… simulações interativas, claro. Interessante é o facto de muitas estarem no formato HTM5 e ser possível transferi-las para utilização offline (desligado da Internet), ou embutidas diretamente nas nossas páginas, aumentando o leque de hipóteses de utilização. Há simulações para uma imensidão de temas, diferentes níveis etários, dificuldade ou idiomas. O Português também por lá anda. É só espreitar.

Aqui vai um exemplo interativo, embutido com o código seguinte, disponibilizado no site.

<figure>
<iframe src="https://phet.colorado.edu/sims/html/balancing-
act/latest/balancing-act_pt.html" width="800" height="600" 
allowfullscreen="">
</iframe>
</figure>

Sugestão: Selecione uma lista de simulações adequadas aos seus alunos e vá-os desafiando com problemas (dando as respostas ou as questões), peça-lhes que criem mapas mentais sobre os temas, que discutam os fenómenos simulados, etc… Desafie!

URL: https://phet.colorado.edu/pt/