Iniciativa Líderes Digitais 2024/2025

Líderes Digitais

Já estão abertas as inscrições para a 10.ª edição da iniciativa Líderes Digitais Benjamins/Líderes Digitais.

Para participar com os alunos, nas categorias “Líderes Digitais Benjamins” e/ou “Líderes Digitais”, o professor responsável deve proceder à sua inscrição, até ao dia 30 de novembro de 2024, através do formulário de registo.

Com a dinamização desta iniciativa, da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, e com a colaboração dos Centros de Competência TIC ESE/IPS Setúbal e da Universidade de Aveiro, pretende-se que os alunos, acompanhados por um professor promovam ações de sensibilização, dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para o desenvolvimento da Cidadania Digital.

A sessão de apresentação da iniciativa, em formato online, decorrerá no dia 23 de outubro de 2024, pelas 17h30.

Os professores interessados em participar na sessão de apresentação pública da iniciativa deverão inscrever-se em: http://projetos.ese.ips.pt/acd/.

A apresentação será seguida por um momento de formação, conduzido pelo Professor Cosmin Nada, que abordará o tema “Bem-Estar Digital nas Escolas”. Os professores que desejarem obter certificação deste momento deverão permanecer na Ação de Curta Duração, entre as 17h30 e as 20h30.

Para mais informações, consulte o documento orientador da iniciativa.

Concurso Desafios SeguraNet – 18.ª edição


A Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Centro de Competência TIC ESE/IPS de Santarém, promove a 18.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.
Este concurso destina-se às crianças da Educação Pré-Escolar, aos alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ainda a pais/encarregados de educação, que podem fazer a sua inscrição, consoante a respetiva categoria.
Ao longo do ano letivo, são apresentados Desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, com o objetivo de sensibilizar para a importância da utilização segura, responsável e equilibrada das tecnologias digitais.
O primeiro desafio do ano letivo 2024-2025 já se encontra disponível, pelo que as Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet, em Desafios SeguraNet.
No que se refere aos desafios dirigidos à Educação Pré-Escolar e ao 1.º ciclo do Ensino Básico, as turmas/ grupos registados serão, ao longo do ano, convidados a responder a três desafios.
Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.

Campanha “Cibersegurança nas Escolas” – 2024/25

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês Europeu da Cibersegurança.
 
Esta campanha é coordenada pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e pela Comissão Europeia, sendo marcada por diversos eventos e atividades em toda a Europa. O principal objetivo é garantir que os utilizadores e organizações estejam bem informados sobre os possíveis riscos de segurança cibernética, promovendo a segurança online.

Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidam-se todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante os meses de outubro e novembro.

No sentido de garantir a devida visibilidade às iniciativas que cada Agrupamento de Escolas/Escolas não agrupadas irá desenvolver, solicita-se que sejam registadas e georreferenciadas na página oficial da campanha. Recomenda-se a consulta do tutorial de registo na campanha “Cibersegurança nas Escolas” para mais detalhes.

Não à ViolênciaOnline! Escolhas Conscientes

Campanha de sensibilização

A campanha de sensibilização “Não à Violência Online! Escolhas Conscientes” surge após várias denúncias provenientes de escolas, professores e famílias, sobre portais que disponibilizam conteúdo extremamente violento e que, na ausência da supervisão de adultos, estão a ser acedidos por crianças e jovens.

Reconhecendo a importância desta problemática, a Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e enquadrada na ação CIS Lab – Laboratório do Centro Internet Segura, considera pertinente que esta campanha alcance o maior número possível de destinatários, independentemente da faixa etária.

A DGE relembra, ainda, que a denúncia de conteúdos ilegais online pode ser feita de forma anónima, através do serviço de denúncia de conteúdos ilegais da Linha Internet Segura, sob a responsabilidade da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, uma vez que esta ação ajuda as autoridades e as organizações responsáveis a tomar as medidas adequadas para remover o conteúdo e investigar atividades criminosas.

À semelhança das campanhas de sensibilização anteriores, sugere-se que os diversos conteúdos sejam disseminados e abordados, de forma conjunta, por adultos, crianças e jovens. 

De notar que, devido à pertinência da temática, os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das associações de pais, das autarquias, das associações juvenis, entre outros.

Para fomentar o debate e a reflexão, sugere-se a consulta e a partilha da galeria de imagens.

Para mais informações, consultar a página da campanha.