III Encontro com Ciência do AE de Paredes de Coura

Nos dias 15 e 16 de março de 2024 o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Clube Ciência Viva na Escola S.O.S. Terra, dinamizará, pelo terceiro ano consecutivo, um Encontro Com Ciência, em que diversas personalidades darão a conhecer Ciência. Este ano o III Encontro com Ciência será subordinado ao tema: A Terra no Universo e Nós na Terra – um olhar a partir da tecnologia.

Todos os seminários frequentados por docentes de dia 15 de março bem como a iniciativa de dia 16 de março, permitem a acreditação como ação de formação de curta duração.

A participação nestas atividades carece de inscrição.

Programa
https://anyflip.com/hofdt/uaqf/
Inscrição para Escolas
https://forms.office.com/e/NrPwpytrAj?origin=lprLink
Inscrição Individual
https://forms.office.com/e/uNeJRzte8f?origin=lprLink
Poderá acompanhar a divulgação do Encontro aqui
https://fb.me/e/2CCx5tkxd

O Encontro com Ciência é uma organização conjunta do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura e o do Município de Paredes de Coura e conta com o apoio do CENFIPE – Centro de Formação das Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, bem como com o apoio dos parceiros institucionais do Clube Ciência Viva na Escola S.O.S. Terra (Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto, Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto, Escola de Ciências da Universidade do Minho, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Cento Ciência Viva de Braga, Sill Robotics, Lda e a Fábrica de vacinas – Zendall Portugal Sociedade Unipersonal).

Tem a colaboração dos Centros de Competência TIC Entre Mar e Serra e da Universidade do Minho.

Concurso Autores Digitais


O CCTIC da ESE de Santarém em colaboração com o projeto PROPS, do CIAC, da Universidade do Algarve, lança mais uma edição do concurso Autores Digitais.
Este concurso tem como público-alvo alunos dos ensinos pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e seus docentes, em articulação com as bibliotecas escolares das respetivas escolas e/ou agrupamentos, assim como, com os encarregados de educação.
Com este concurso, os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde o tema da Educação para a Cidadania “Discurso do Ódio Online”, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online, Storyjumper.
As histórias serão avaliadas publicamente e à posteriori por um júri multidisciplinar que identificará as melhores desta edição. Aos vencedores de cada categoria (pré-escolar, 1.º e 2.º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas.

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 10/01/2024

INSCRIÇÕES NA FORMAÇÃO até 10/12 (ACD, esta inscrição é para quem não está familiarizado com a APP Storyjumper – opcional: formação em 11/12)

Saiba mais sobre o concurso em https://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/2023-2024/

Programação e Robótica no Pré-escolar e Educação Básica

Curso MOOC, gratuito

Num mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo dar a conhecer e desenvolver competências de pensamento computacional, programação e robótica desde a primeira infância, numa perspetiva de interação crítica, criativa e de construção de conhecimento com a tecnologia. O pensamento computacional, a programação e a robótica integrado no currículo oferece novas possibilidades de trabalho e de aprendizagem, além de tornar o processo mais criativo e atrativo para as crianças. Este curso organizado no contexto do projeto Kids Media Lab II, que se baseia no âmbito de uma investigação consolidada na teoria e na prática, pretende ser uma ferramenta para educadores de infância e professores do ensino básico que pretendam integrar estratégias de pensamento computacional, programação e robótica nos seus contextos educativos.

Sabia mais! Inscreva-se na NAU em https://www.nau.edu.pt/pt/curso/programacao-e-robotica-no-pre-escolar-e-educacao-basica/

Encontro Escola Digital’23

O “ENCONTRO ESCOLA DIGITAL’23: RUMO À ESCOLA DE COMPETÊNCIAS”, destina-se a toda a comunidade educativa. É uma organização do CCTIC ESE/IP Bragança, realiza-se no dia 04 de novembro e será proposto como ACD para educadores e professores de todos os níveis de ensino (6h).
A inscrição é gratuita mas obrigatória e limitada a 280 inscrições.

Para obtenção de certificado de participação ou de formação deve inscrever-se e participar via plataforma ZOOM.

Inscrição e outras informações no site do CCTIC ESE/IP Bragança

Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem

A Direção-Geral da Educação irá realizar o Evento Nacional – Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem, no dia 11 de outubro, entre as 9h00 e as 18h00, no Centro Nacional de Exposições de Santarém – CNEMA.

Este evento é dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas e/ou Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas e outros docentes e técnicos envolvidos diretamente na Transição Digital na Educação. Pretende-se, por um lado, fazer um balanço de três anos de Transição Digital, mas, também, perspetivar o desenvolvimento das competências digitais de alunos e de professores e as questões pedagógicas e organizacionais envolvidas.

Durante este encontro, que conta com a participação de oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito, decorrerão sessões plenárias, bem como sessões paralelas e, ainda, uma mostra de atividades dos Clubes de Programação e Robótica.
Poderá consultar o Programa e a página eletrónica do evento em https://digital.dge.mec.pt/evento/ .

Férias: um lugar tecno saudável!

Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares.

Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares. 

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia. Consulte também as recomendações vídeo para o uso saudável da tecnologia dadas por especialistas e por figuras públicas.

Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis. Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/campanha-ferias-um-lugar-tecno-saudavel

(Divulgação ERTE/SeguraNet)

Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência

Campanha de certificação de escolas, até ao dia 30 de junho de 2023.

Tal como tem vindo a ser preconizado pelo Ministério da Educação, a Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Assim, afigura-se como de extrema importância que as escolas definam e implementem o seu plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying, “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

Como forma de reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, em resposta a este desafio, as escolas que desejarem concorrer à certificação anual “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” deverão responder ao formulário disponível em https://area.dge.mec.pt/dspebullrelatorio, até ao dia 30 de junho de 2023, onde são considerados, os aspetos que constam na informação relativa à iniciativa “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência“.

De registar que se tem verificado um aumento significativo do número de escolas certificadas com o Selo Escola sem Bullying I Escola sem Violência (de 52, em 2020, para 208, em 2022), revelando que a promoção de um ambiente de bem-estar em meio escolar é, cada vez mais, do interesse de muitos daqueles que querem fazer parte de uma Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência. Mais informações em: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/

(Divulgação ERTE/SeguraNet)

Capacitação Digital das Escolas

Ciclo de Eventos Regionais “Capacitação Digital das Escolas: Da Visão À Prática”

Organizados pelos CCTIC em colaboração com parceiros locais, nomeadamente os CFAE, estão em curso inúmeros eventos regionais para balanço do processo de Transição Digital da Educação.

Público-alvo:

– Lideranças de escolas
– Elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital
– Embaixadores Digitais.

 Os objetivos destes eventos procuram estimular a reflexão conjunta sobre o desenvolvimento digital das escolas, envolvendo os Embaixadores Digitais (ED), as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), os representantes dos CCTIC e da DGE, a partir de casos práticos, para além de se pretender reforçar a rede de apoio e de proximidade entre CCTIC – CFAE – ED – EDD e continuar a capacitação das lideranças das escolas e das respetivas EDD.

Informação mais aprofundada na presença web da iniciativa.

(imagem: web site da DGE)

Eventos Regionais no Norte (CCTIC.IEUM e CCTIC Bragança)

  • 24 de fevereiro, ESE de Bragança
  • 02 de março, IE U.Minho (Braga)
  • 10 de março, ES Tomaz Pelayo (Santo Tirso)
  • 15 de março, ES de Paços de Ferreira
  • 17 de março, ES Camilo Castelo Branco (Vila Real)

Mais detalhes disponíveis no espaço web específico para estes eventos onde também podem ser consultados os álbuns de cada evento.

Relatório dos Eventos Regionais Norte, produzido pelo CCTIC.

Relatório (PDF) – clique na imagem para transferir

Recursos Educativos Digitais (RED) para o 1.º Ciclo do Ensino Básico

Estes recursos de qualidade, validados científica e pedagogicamente por académicos de reconhecido mérito junto dos seus técnicos especializados, constituem-se como um valioso auxiliar para a definição de estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem, abrangendo diversos temas/domínios das áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português. Desenvolvidos pela Direção-Geral de Educação em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, cofinanciados pelo FSE através do POCH são de acesso livre.

Imagem do site.
https://redge.dge.mec.pt/ilha/

Os RED para o 1.º ciclo do ensino básico – Ilha Periscópio: https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home, podem ser utilizados em diversos contextos.

Assim, no que se refere às Ciências, é possível encontrar uma área dedicada aos alunos e outra para os professores (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/science/perfil), onde se disponibilizam 73 atividades que integram propostas de abordagem didática, registos para as crianças, instrumentos de avaliação das aprendizagens, enquadramento conceptual e curricular, bem como diversos recursos originais de apoio à planificação de aulas (ex. vídeos-dicas e vídeos-aula) e à sua exploração com as crianças (ex. jogos digitais, infografias, podcasts, vídeos-maker).

Na área dedicada ao Português, é possível encontrar recursos interativos que levem a criança, numa atitude de descoberta, a mobilizar conhecimentos sobre a língua (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/topic-list/VHeK8k6wnjQ5AFxaEhYh). Cada jogo obedece a um percurso narrativo que, em interatividade constante, desafia o jogador a superar dificuldades, devolvendo-lhe o sentido de progressão na aprendizagem. O Comboio dos Sons às Letras destina-se a guiar o pequeno viajante na descoberta da relação entre a língua oral e a língua escrita.

A DIGIBIBLIO visa impulsionar a aprendizagem de estratégias de compreensão da leitura de textos. A Fábrica de Textos tem como objetivo a compreensão das etapas e dos processos na produção de um texto, obedecendo a uma estrutura coerente e coesa e respeitando a correção ortográfica. A Casa na Quinta promove a consciência lexical e o conhecimento gramatical, incluindo atividades sobre a estrutura interna das palavras e das frases.

Na área da Matemática existem diversos jogos aos quais o jogador deve responder acertadamente a desafios colocados por uma personagem representativa de uma certa profissão: O pescador – Cálculo mental; A agricultora – Localizar números na reta; O camionista – Organização de dados; O alpinista – Adição e subtração; O construtor – Multiplicação e divisão; O arqueólogo – Classificação de figuras; A arquiteta – Planificação de sólidos; A condutora de drone – Orientação espacial; A merceeira – Medida; A analista-Representações gráficas em OTD (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/topic-list/4dqbEL90nyHFjP3FhGCz).

No site dos RED está, ainda, disponível um conjunto de guiões que poderão apoiar na utilização dos recursos (https://redge.dge.mec.pt/site/).