Concurso Autores Digitais


O CCTIC da ESE de Santarém em colaboração com o projeto PROPS, do CIAC, da Universidade do Algarve, lança mais uma edição do concurso Autores Digitais.
Este concurso tem como público-alvo alunos dos ensinos pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e seus docentes, em articulação com as bibliotecas escolares das respetivas escolas e/ou agrupamentos, assim como, com os encarregados de educação.
Com este concurso, os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde o tema da Educação para a Cidadania “Discurso do Ódio Online”, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online, Storyjumper.
As histórias serão avaliadas publicamente e à posteriori por um júri multidisciplinar que identificará as melhores desta edição. Aos vencedores de cada categoria (pré-escolar, 1.º e 2.º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas.

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 10/01/2024

INSCRIÇÕES NA FORMAÇÃO até 10/12 (ACD, esta inscrição é para quem não está familiarizado com a APP Storyjumper – opcional: formação em 11/12)

Saiba mais sobre o concurso em https://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/2023-2024/

Programação e Robótica no Pré-escolar e Educação Básica

Curso MOOC, gratuito

Num mundo cada vez mais digital, torna-se imperativo dar a conhecer e desenvolver competências de pensamento computacional, programação e robótica desde a primeira infância, numa perspetiva de interação crítica, criativa e de construção de conhecimento com a tecnologia. O pensamento computacional, a programação e a robótica integrado no currículo oferece novas possibilidades de trabalho e de aprendizagem, além de tornar o processo mais criativo e atrativo para as crianças. Este curso organizado no contexto do projeto Kids Media Lab II, que se baseia no âmbito de uma investigação consolidada na teoria e na prática, pretende ser uma ferramenta para educadores de infância e professores do ensino básico que pretendam integrar estratégias de pensamento computacional, programação e robótica nos seus contextos educativos.

Sabia mais! Inscreva-se na NAU em https://www.nau.edu.pt/pt/curso/programacao-e-robotica-no-pre-escolar-e-educacao-basica/

Encontro Escola Digital’23

O “ENCONTRO ESCOLA DIGITAL’23: RUMO À ESCOLA DE COMPETÊNCIAS”, destina-se a toda a comunidade educativa. É uma organização do CCTIC ESE/IP Bragança, realiza-se no dia 04 de novembro e será proposto como ACD para educadores e professores de todos os níveis de ensino (6h).
A inscrição é gratuita mas obrigatória e limitada a 280 inscrições.

Para obtenção de certificado de participação ou de formação deve inscrever-se e participar via plataforma ZOOM.

Inscrição e outras informações no site do CCTIC ESE/IP Bragança

Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem

A Direção-Geral da Educação irá realizar o Evento Nacional – Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem, no dia 11 de outubro, entre as 9h00 e as 18h00, no Centro Nacional de Exposições de Santarém – CNEMA.

Este evento é dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas e/ou Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas e outros docentes e técnicos envolvidos diretamente na Transição Digital na Educação. Pretende-se, por um lado, fazer um balanço de três anos de Transição Digital, mas, também, perspetivar o desenvolvimento das competências digitais de alunos e de professores e as questões pedagógicas e organizacionais envolvidas.

Durante este encontro, que conta com a participação de oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito, decorrerão sessões plenárias, bem como sessões paralelas e, ainda, uma mostra de atividades dos Clubes de Programação e Robótica.
Poderá consultar o Programa e a página eletrónica do evento em https://digital.dge.mec.pt/evento/ .

Férias: um lugar tecno saudável!

Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares.

Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares. 

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia. Consulte também as recomendações vídeo para o uso saudável da tecnologia dadas por especialistas e por figuras públicas.

Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis. Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/campanha-ferias-um-lugar-tecno-saudavel

(Divulgação ERTE/SeguraNet)

Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência

Campanha de certificação de escolas, até ao dia 30 de junho de 2023.

Tal como tem vindo a ser preconizado pelo Ministério da Educação, a Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Assim, afigura-se como de extrema importância que as escolas definam e implementem o seu plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying, “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

Como forma de reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, em resposta a este desafio, as escolas que desejarem concorrer à certificação anual “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” deverão responder ao formulário disponível em https://area.dge.mec.pt/dspebullrelatorio, até ao dia 30 de junho de 2023, onde são considerados, os aspetos que constam na informação relativa à iniciativa “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência“.

De registar que se tem verificado um aumento significativo do número de escolas certificadas com o Selo Escola sem Bullying I Escola sem Violência (de 52, em 2020, para 208, em 2022), revelando que a promoção de um ambiente de bem-estar em meio escolar é, cada vez mais, do interesse de muitos daqueles que querem fazer parte de uma Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência. Mais informações em: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/

(Divulgação ERTE/SeguraNet)

Capacitação Digital das Escolas

Ciclo de Eventos Regionais “Capacitação Digital das Escolas: Da Visão À Prática”

Organizados pelos CCTIC em colaboração com parceiros locais, nomeadamente os CFAE, estão em curso inúmeros eventos regionais para balanço do processo de Transição Digital da Educação.

Público-alvo:

– Lideranças de escolas
– Elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital
– Embaixadores Digitais.

 Os objetivos destes eventos procuram estimular a reflexão conjunta sobre o desenvolvimento digital das escolas, envolvendo os Embaixadores Digitais (ED), as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), os representantes dos CCTIC e da DGE, a partir de casos práticos, para além de se pretender reforçar a rede de apoio e de proximidade entre CCTIC – CFAE – ED – EDD e continuar a capacitação das lideranças das escolas e das respetivas EDD.

Informação mais aprofundada na presença web da iniciativa.

(imagem: web site da DGE)

Eventos Regionais no Norte (CCTIC.IEUM e CCTIC Bragança)

  • 24 de fevereiro, ESE de Bragança
  • 02 de março, IE U.Minho (Braga)
  • 10 de março, ES Tomaz Pelayo (Santo Tirso)
  • 15 de março, ES de Paços de Ferreira
  • 17 de março, ES Camilo Castelo Branco (Vila Real)

Mais detalhes disponíveis no espaço web específico para estes eventos onde também podem ser consultados os álbuns de cada evento.

Relatório dos Eventos Regionais Norte, produzido pelo CCTIC.

Relatório (PDF) – clique na imagem para transferir

Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias

O Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias (evento online), realizar-se-á entre os dias 21 e 22 de outubro de 2022, na Escola Superior de Educação de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, procurando promover a reflexão crítica sobre a relação entre tecnologias, literacias e inclusão, no contexto da escola e da comunidade.

Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias

O Sentidos conta com a intervenção de Maria Dulce Gonçalves, da Universidade de Lisboa (PT), dedicada aos desafios da educação inclusiva e das práticas, e a intervenção de Kay Wijekumar, da Universidade do Texas (EUA), centrada em formas de promover resultados positivos na abordagem das literacias com crianças de todo o mundo.
Diversos especialistas estarão, ainda, presentes no Sentidos, nomeadamente Sara Pereira, Universidade do Minho; Oksana Tymoshchuk, Universidade de Aveiro; Jaime Ribeiro, Instituto Politécnico de Leiria; Fátima Almeida, DISLEX – Associação Portuguesa de Dislexia; Luís Filipe Barbeiro, Instituto Politécnico de Leiria; Vítor Cruz, Universidade de Lisboa; Manuela Sanches-Ferreira, Instituto Politécnico do Porto; Cecília Aguiar, Instituto Universitário de Lisboa e Maria Catarina Leite Rodrigues Grande, Universidade do Porto.

A submissão de propostas pode ser realizada até dia 2 de outubro de 2022 (sentidos@esev.ipv.pt) inserindo-se em três eixos: I) Tecnologias e Literacias Digitais ao Serviço da Educação Inclusiva; II) Das Literacias às Perturbações de Aprendizagem Específicas; III) Participação e Educação Inclusiva.

O Sentidos é um congresso gratuito, mas sujeito a inscrição prévia: https://forms.gle/X83EeYjGJ9S8Piwm9

Página web do Sentidos: http://www.esev.ipv.pt/sentidos

Submeta um resumo, entre 300 e 500 palavras, em português, inglês ou espanhol. O(s) autor(es) pode(em) apresentar, no máximo, duas comunicações e um póster neste evento.
Submissão: https://easychair.org/conferences/?conf=sentidos2022

Ação de Formação: Metodologias e Estratégias de Aprendizagem Ativa com Recurso às TIC

A Direção-Geral da Educação irá dinamizar duas Oficinas de Formação, de 25h, intitulada “Metodologias e Estratégias de Aprendizagem Ativa com Recurso às TIC”, com o registo de formação CCPFC/ACC-108119/20.

Ação recomendada para docentes envolvidos nos projetos de desmaterialização dos manuais escolares e outros recursos educativos.

Turma 1

Sessões presenciais serão na Escola Secundária D. Maria II, Braga (sessões presenciais), entre 17/10/2022 a 12/12/2022 (consultar cronograma a seguir).

Caso estejam interessados poderão fazer a pré-inscrição para a Turma 1 até ao dia 03/10/2022, no seguinte link: https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/3598601/enroll

Se já estiver registado/a no portal da formação da DGE, basta clicar no link supra, que vai redirecionado/a para a turma.

Se não estiver inscrito/a deve fazê-lo aqui: https://formacao.dge.min-educ.pt/, só depois se clica no link da Turma.

Turma 2

Sessões presenciais serão na Escola Secundária D. Maria II, Braga (sessões presenciais), entre 21/10/2022 a 16/12/2022 (consultar cronograma a seguir).

Caso estejam interessados poderão fazer a pré-inscrição para a Turma 2 até ao dia 09/10/2022, no seguinte link: https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/3598602/enroll

Se já estiver registado/a no portal da formação da DGE, basta clicar no link supra, que vai redirecionado/a para a turma.

Se não estiver inscrito/a deve fazê-lo aqui: https://formacao.dge.min-educ.pt/ , só depois se clica no link da Turma

Objetivos da Oficina de Formação:

  • Compreender e aplicar em sala de aula os princípios de aprendizagem ativa;
  • Reconhecer os benefícios e os desafios das abordagens de aprendizagem ativa em contexto escolar;
  • Conhecer métodos, estratégias e recursos para a integração de abordagens de aprendizagem ativa em sala de aula;
  • Conhecer exemplos de cenários e atividades de aprendizagem presentes nos projetos de inovação pedagógica promovidos e coordenados pela European Schoolnet (EUN), úteis para o desenvolvimento de práticas de aprendizagem ativa;
  • Criar e experimentar atividades de aprendizagem ativa em contexto educativo;
    escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
  • Refletir sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto

A Oficina é constituída pelas seguintes Unidades

Módulo I: Aprendizagem ativa
Módulo II:: Estratégias de aprendizagem ativa
Módulo III: : Organização de atividades de aprendizagem ativa para a sala de aula
Módulo IV: Apresentação e reflexão sobre a implementação de atividades de aprendizagem ativa

Local

A oficina irá decorrer na modalidade de B-Learning com a primeira e última sessões em
regime presencial e as restantes sessões serão online síncronas
Grupos de recrutamento a quem se destina a Oficina de Formação:
Educação Pré-Escolar
Professores do Ensino Básico
Professores do Ensino Secundário
Professores de Educação Especial

Critérios de seleção

1.º Docentes pertencentes à NUT Norte
2.º Docentes de outras NUT