Mapas mentais e de conceitos

Logótipo Mindomo

Mindomo

Mindomo é uma aplicação Web, cuja versão gratuita permite trabalhar colaborativamente em três mapas mentais por utilizador. Existe também uma aplicação de secretária (desktop) que permite abrir os mapas criados online, ou criar e guardar mapas para carregar online (transferir daqui). Para além de apresentar os mapas mentais, ou os mapas de conceitos, de forma estática, é possível também fazer a sua apresentação interativa e dinâmica. A simplicidade de utilização e a capacidade de conversão em imagem, em lista hierárquica de tópicos ou PDF, por exemplo, torna-o uma ferramenta excelente para aprendizes de todas as idades. Está em Português.

É necessário registo. Deve ser feito por um adulto.

Sugestão: utilize a versão desktop com alunos que não podem ter endereço de correio eletrónico ou interaja com os responsáveis pela educação dos alunos. Escolha temas do currículo e promova a construção de mapas com conceitos próximos que os alunos compreendam.

URL: https://www.mindomo.com/pt/


Text2MindMap 

Logótipo Text2MindMap
Logótipo Text2MindMap

É uma aplicação web apenas disponível online que gera mapas de relacionamento entre blocos de texto. A edição é intuitiva e ajuda a compreender a relação hierárquica entre conceitos. Os utilizadores podem gravar o ficheiro de texto que origina o mapa mental e partilhá-lo com outros. Simples e pedagogicamente interessante.

Um exemplo de Mapa Mental com tags de texto.

Sugestão: Explore tópicos das Ciências Naturais à Biologia, da Língua (gramática) à Filosofia, dos cuidados pessoais à segurança da vivência em grupo. Incentive a criação de mapas mentais baseados em texto.

URL: https://tobloef.com/text2mindmap/


 Logótipo MindMup
Logótipo MindMup

MindMup

O MindMup (http://www.mindmup.com) é uma aplicação web para construir mapas de conceitos e outros mapas mentais, que se integra facilmente ao Google Drive. Dessa forma, facilita a partilha com outros utilizadores, por exemplo, entre alunos, entre professores, entre professores e alunos. O MindMup permite exportar os mapas em diferentes formatos (por exemplo, PNG, HTML, PDF, FreeMind) para integração noutras aplicações ou para uso isolado.

Interface do MindMup. Em edição um mapa mental.

A versão livre (free) tem algumas limitações, mas é suficientemente poderosa e interessante para uma utilização escolar normal.

Sugestão: Crie os primeiros nós de um mapa mental ou de conceitos e peça aos seus alunos para os ampliarem. Qualquer das opções que aqui apresentamos pode ser utilizada para esse trabalho (o MindMup tem a vantagem de guardar os mapas no Google Drive). Para avaliar os mapas pode criar uma rubrica, assunto que trataremos na secção de avaliação online.

URL: https://www.mindmup.com/